Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Centro Hospitalar do Oeste recebe equipamentos para Medicina Física e Reabilitação

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Termal das Caldas da Rainha tem novos equipamentos para o alívio da dor e estimulação muscular oferecidos pela Liga dos Amigos do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Os novos aparelhos foram pedidos pela equipa do serviço e vieram substituir outros que estavam considerados obsoletos.

A entrega do material, no valor de 8500 euros, decorreu no dia 30 de janeiro. Os aparelhos adquiridos pela Liga dos Amigos foram uma multi correntes com dois canais totalmente independentes, uma unidade de ultra sons com uma cabeça multifrequência, um equipamento de laser de última geração onde a sonda já tem duas vias, os óculos de proteção e uma unidade de um electro estimulador portátil com dois canais. Vai ser uma boa ajuda para o serviço. “São equipamentos essenciais para o exercício da fisioterapia e vêm ajudar ainda mais o serviço do CHO”, disse Luís Farinha, representante da empresa que comercializa estes aparelhos.

Carlos Sá, presidente do CHO afirmou que os equipamentos faziam falta, “não só para renovar alguns que já eram antigos, mas para adicionar aos que já existem”. “O Centro Hospitalar também tem adquirido e realizado obras, mas nem sempre conseguimos dar respostas a todos os pedidos que nos são feitos, por isso é muito bom saber que podemos contar anualmente com a colaboração da Liga para a aquisição de mais alguns equipamentos”, apontou o responsável.

Carlos Sá destacou a ajuda que a Liga dos Amigos tem prestado ao hospital caldense pois, além das atividades de voluntariado, tem feito várias ofertas ao Centro Hospitalar. O ano passado ofereceu uma maca à Urgência Pediátrica do Hospital das Caldas e em 2013 deu equipamentos de diagnóstico, tratamento e cirurgia laser à valência de oftalmologia. Há cerca de três anos tinha oferecido uma viatura para a prestação do apoio domiciliário.

“A Liga tem um papel importante e dinamizador, não só a nível das ofertas que faz como do apoio que dá a um determinado tipo de doentes, que é bastante relevante”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração do CHO”. Não conhecendo todas as ligas de amigos do país, para Carlos Sá, esta é “seguramente uma das mais dinâmicas”.

Manuela Paula, elemento da Liga dos Amigos, comentou que as ofertas de equipamento ao centro hospitalar são feitas “ouvindo sempre os profissionais de saúde que nos vão informando sobre as necessidades mais prementes e nós vamos tentando satisfazer consoante as nossas possibilidades”.

Esta responsável revelou que brevemente serão entregues duas cadeiras especiais para o serviço de sangue. Uma foi oferecida pela Internacional Ladies of Caldas da Rainha e a Liga adquiriu a outra.

Segundo Joaquim Urbano, presidente da Liga de Amigos, há dois tipos de colaboração que esta entidade tem tido com o centro hospitalar: “Satisfazer a necessidade de alguns serviços em material mais básico e mais barato e a doação de um equipamento que seja necessário para diferenciar ou continuar o tratamento dos doentes e aumentar também a resposta do serviço aos diversos pedidos”.

Joaquim Urbano adiantou ainda que a Liga não se limita a oferecer equipamentos, também “tem por missão melhorar as amenidades dos doentes quer estejam internados quer estejam na sala de espera em regime de ambulatório, como também exercer a atividade de voluntariado, que é a missão suprema da Liga de Amigos”.

Como forma de agradecer todo o apoio que a Liga dos Amigos tem dado ao hospital, a diretora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, Susana Caetano, ofereceu a Manuela Paula e a Joaquim Urbano uma peça de cristal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter