Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Oeste combate gripe com horários alargados de atendimento no Centro de Saúde

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para fazer face ao surto da gripe até finais de fevereiro e cujo pico esperam vir a acontecer durante a semana dos festejos do Carnaval ou uns dias antes, os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) e o centro hospitalar da região Oeste (CHO), que abrangem cerca de 300 mil utentes, definiram pela primeira vez planos de ação em conjunto, sendo as principais medidas o alargamento do horário de atendimento e a prioridade de acesso nas extensões de saúde, o que “vai reduzir a sobrecarga das urgências do hospital e os tempos de espera prolongados”, revelou Isabel Carvalho, diretora clínica do CHO.

É aos centros de saúde e não ao hospital que os doentes com gripe devem ir. “A gripe é para os cuidados primários”, vincou Joaquim Moura, presidente do Conselho Clínico do ACES Oeste Sul.

Unidades de saúde de Caldas da Rainha, Bombarral, Nazaré, Torres Vedras e Mafra terão horários alargados, inclusive ao fim de semana, até ao final de fevereiro.

No ACES Oeste Norte, o alargamento de horários verifica-se nos centros de saúde das Caldas da Rainha e do Bombarral e no serviço de atendimento permanente (SAP) da Nazaré.

Nas Caldas da Rainha, o centro, que habitualmente funcionava até às 19h, passará a atender doentes até às 22h de segunda a sexta e aos sábados das 9h às 17h. Ao domingo continua fechado e o recurso será ir ao centro de saúde do Bombarral, que alarga o horário ao domingo das 9h às 17h, para além de nos dias úteis funcionar até às 22h e ao sábado das 9h às 13h.

O SAP da Nazaré, que já funcionava diariamente entre as 20h e as 8h, passa a receber doentes aos fins de semana, entre as 14h e as 8h.

No ACES Oeste Sul o alargamento acontece no Centro de Atendimentos e Tratamentos Urgentes (CATUS) de Torres Vedras, que funcionará todos os dias da semana entre as 8h e as 22h, e no SAP de Mafra, que passará a funcionar 24 horas por dia, com dois médicos, todos os dias da semana.

Os médicos também receberam indicações “para disponibilizarem o máximo tempo de atendimento para que os doentes não esperem muito e não contaminem outros”, revelou Ana Pisco, presidente do Conselho Clínico do ACES Oeste Norte.

Por outro lado, as extensões em causa “atenderão todos os doentes, mesmo que não tenham médico de família”.

A Linha de Saúde 24 (808242424) é um recurso que deve ser utilizado antes de se pensar em ir ao centro de saúde, porque é possível receber indicações via telefone sobre como tratar da gripe sem sair de casa. “Não é justo levar crianças muito pequeninas, às vezes com duas ou três horas de febre, quando se pode contatar a Linha de Saúde 24 e ter a possibilidade de permanecerem em casa e serem tratadas aí”, comentou Joaquim Moura.

Mas se o serviço entender que se devem dirigir às unidades de saúde, os doentes que ligarem para a Linha de Saúde 24 “serão privilegiados” no atendimento, assegurou Gonçalves André, diretor do ACES Oeste Sul.

Neste combate à gripe na região Oeste, a vacinação é outro dos recursos disponíveis e já atingiu a taxa de 60% . Deve ser aplicada, sobretudo para os utentes mais vulneráveis (mais de 65 anos e doentes crónicos).

Segundo Ana Pisco, foi também feito um folheto com informações preventivas como normas de cuidados de higiene, lavar as mãos, utilizar lenços descartáveis, quando tossir ou espirrar fazê-lo para o braço, e que substâncias utilizar para minimizar efeitos dos sintomas da gripe, como o paracetamol.

De acordo com o presidente do conselho de administração do CHO, Carlos Sá, o número de doentes não urgentes (sobretudo pulseiras verdes, segundo o sistema de triagem de Manchester) que recorrem às urgências hospitalares “ronda os 43% ” e o hospital vai, nas próximas semanas, “avaliar, na prática, qual a redução que se verificará” com o alargamento do horário dos centros de saúde, medida que vigorará por seis semanas, mas poderá ser estendida até março, se se verificar essa necessidade. Vai custar 65 mil euros com o pagamento de horas extraordinárias aos médicos, enfermeiros e outros funcionários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter