Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Oeste combate gripe com horários alargados de atendimento no Centro de Saúde

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para fazer face ao surto da gripe até finais de fevereiro e cujo pico esperam vir a acontecer durante a semana dos festejos do Carnaval ou uns dias antes, os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) e o centro hospitalar da região Oeste (CHO), que abrangem cerca de 300 mil utentes, definiram pela primeira vez planos de ação em conjunto, sendo as principais medidas o alargamento do horário de atendimento e a prioridade de acesso nas extensões de saúde, o que “vai reduzir a sobrecarga das urgências do hospital e os tempos de espera prolongados”, revelou Isabel Carvalho, diretora clínica do CHO.

É aos centros de saúde e não ao hospital que os doentes com gripe devem ir. “A gripe é para os cuidados primários”, vincou Joaquim Moura, presidente do Conselho Clínico do ACES Oeste Sul.

Unidades de saúde de Caldas da Rainha, Bombarral, Nazaré, Torres Vedras e Mafra terão horários alargados, inclusive ao fim de semana, até ao final de fevereiro.

No ACES Oeste Norte, o alargamento de horários verifica-se nos centros de saúde das Caldas da Rainha e do Bombarral e no serviço de atendimento permanente (SAP) da Nazaré.

Nas Caldas da Rainha, o centro, que habitualmente funcionava até às 19h, passará a atender doentes até às 22h de segunda a sexta e aos sábados das 9h às 17h. Ao domingo continua fechado e o recurso será ir ao centro de saúde do Bombarral, que alarga o horário ao domingo das 9h às 17h, para além de nos dias úteis funcionar até às 22h e ao sábado das 9h às 13h.

O SAP da Nazaré, que já funcionava diariamente entre as 20h e as 8h, passa a receber doentes aos fins de semana, entre as 14h e as 8h.

No ACES Oeste Sul o alargamento acontece no Centro de Atendimentos e Tratamentos Urgentes (CATUS) de Torres Vedras, que funcionará todos os dias da semana entre as 8h e as 22h, e no SAP de Mafra, que passará a funcionar 24 horas por dia, com dois médicos, todos os dias da semana.

Os médicos também receberam indicações “para disponibilizarem o máximo tempo de atendimento para que os doentes não esperem muito e não contaminem outros”, revelou Ana Pisco, presidente do Conselho Clínico do ACES Oeste Norte.

Por outro lado, as extensões em causa “atenderão todos os doentes, mesmo que não tenham médico de família”.

A Linha de Saúde 24 (808242424) é um recurso que deve ser utilizado antes de se pensar em ir ao centro de saúde, porque é possível receber indicações via telefone sobre como tratar da gripe sem sair de casa. “Não é justo levar crianças muito pequeninas, às vezes com duas ou três horas de febre, quando se pode contatar a Linha de Saúde 24 e ter a possibilidade de permanecerem em casa e serem tratadas aí”, comentou Joaquim Moura.

Mas se o serviço entender que se devem dirigir às unidades de saúde, os doentes que ligarem para a Linha de Saúde 24 “serão privilegiados” no atendimento, assegurou Gonçalves André, diretor do ACES Oeste Sul.

Neste combate à gripe na região Oeste, a vacinação é outro dos recursos disponíveis e já atingiu a taxa de 60% . Deve ser aplicada, sobretudo para os utentes mais vulneráveis (mais de 65 anos e doentes crónicos).

Segundo Ana Pisco, foi também feito um folheto com informações preventivas como normas de cuidados de higiene, lavar as mãos, utilizar lenços descartáveis, quando tossir ou espirrar fazê-lo para o braço, e que substâncias utilizar para minimizar efeitos dos sintomas da gripe, como o paracetamol.

De acordo com o presidente do conselho de administração do CHO, Carlos Sá, o número de doentes não urgentes (sobretudo pulseiras verdes, segundo o sistema de triagem de Manchester) que recorrem às urgências hospitalares “ronda os 43% ” e o hospital vai, nas próximas semanas, “avaliar, na prática, qual a redução que se verificará” com o alargamento do horário dos centros de saúde, medida que vigorará por seis semanas, mas poderá ser estendida até março, se se verificar essa necessidade. Vai custar 65 mil euros com o pagamento de horas extraordinárias aos médicos, enfermeiros e outros funcionários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao