Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Nazaré estima concluir Centro de Alto Rendimento de Surf até ao final do ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até ao final do ano a obra [do Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré] estará fisicamente concluída e, no início do ano ficará completamente equipada. Esta é a estimativa do presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS).

O anúncio acontece depois de uma visita técnica ao CARsurf, efetuada pelo autarca e por responsáveis da firma CORDIVAIS – Engenharia, lda, à qual foi adjudicada a conclusão da obra.

A construção do Centro de Alto Rendimento de Surf foi inicialmente adjudicada à firma JCE, Lda pelo valor contratual de 678.329,51 euros, mas a empresa acabou por falir quando estavam realizados trabalhos no valor de 66.511,65 euros.

Em junho de 2011 um novo concurso ditou a entrega da obra à empresa Paulo & Filhos, S.A., pelo valor contratual de 555.272,13 euros, e com a obrigatoriedade de a concluir até novembro do mesmo ano.

Esta segunda empresa acabou por entrar também em processo de insolvência quando estavam efetuados trabalhos no valor de 377.063,89 euros, ou seja, perto de 68 por cento da obra.

O atraso na conclusão dos trabalhos colocou em risco a comparticipação comunitária de 80 por cento, através do POVT – Programa de Valorização do Território, quando 50 por cento da comparticipação já tinha sido entregue ao empreiteiro e a câmara admitia ter que devolver a verba recebida.

Um risco que levou a autarquia a negociar o alargamento do prazo de conclusão até ao final deste ano e a lançar um concurso público urgente que resultou na adjudicação da obra à CORDIVAIS, pelo preço base de 298.051,40 euros.

Com a efetiva conclusão da obra até ao final do ano “fica afastado o perigo de a câmara ter que devolver verbas comunitárias”, assegurou Walter Chicharro, que estima, no início do ano, “concluir os procedimentos para poder receber a fatia de comparticipação ainda em falta”.

Quanto ao início do funcionamento do CARsurf o autarca não avança datas já que, explicou, “depois de instalado o imobiliário e equipamentos, fica ainda a faltar definir o modelo de gestão e escolher a comissão de gestão” do equipamento vocacionado sobretudo para o surf mas que a autarquia pretende “dinamizar com outras modalidades”.

Walter Chicharro declarou à agência Lusa que “já existem três perspetivas de ocupação” do CARsurf em 2015, nomeadamente a instalação de “uma base de apoio para o projeto North Canyon (que conta com a participação do surfista Garret McNamara), o alojamento dos árbitros do Nazaré CUP e a possibilidade de estágio de equipas russas de basquetebol juvenil”.

Com capacidade para albergar cerca de 30 atletas, balneários, refeitório e salas de formação, o CARsurf, localiza-se na praia do Norte e deverá ser o primeiro do país a desenvolver ações de formação para salvamentos em condições

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal