Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Câmara da Nazaré homenageou Teresa Almeida

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Teresa Almeida, a jovem do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) que se sagrou campeã mundial, no Chile, ao vencer a final, disputada a quatro, nos campeonatos que decorreram naquele país, foi, hoje, homenageada pela Câmara Municipal da Nazaré, numa sessão que decorreu na Biblioteca Municipal, e que contou com a presença de autarcas, atletas, familiares da atleta e dirigentes clubísticos.

O vereador do desporto, Manuel Sequeira, desejou a “continuação de sucessos” à atleta e sobre a cerimónia, que decorreu no auditório da Biblioteca, o autarca sublinhou que foi uma “forma simples da Câmara homenagear a atleta, atual Campeã Mundial, e a oportunidade de se falar, de novo, do mar da Nazaré, recurso importante onde se espera virem a desenvolver inúmeras atividades”.

Dino Casimiro, técnico que iniciou Teresa Almeida no bodyboard no CDAN, enalteceu o esforço da atleta e afirmou que sente “uma emoção muito grande” pela conquista do título de campeã mundial, assim como pelos vários títulos nacionais que mais atletas do clube têm conquistado desde que se formou (2002) a equipa de bodyboard esperanças”.

Por sua vez, Andreia Silva, presidente da CDAN, agradeceu o “apoio da Câmara ao desporto” e disse ser “um grande orgulho a conquista alcançada pela Teresa no Chile, atleta que sempre demonstrou persistência para alcançar os seus objetivos, numa desporto que sempre foi dominado por homens”.

Andreia Silva leu, ainda, uma mensagem enviada pela Federação Portuguesa de Surf que se referiu “ao enorme prazer com que assistiu à vitória da Teresa (…), um exemplo para outros atletas e para as novas gerações”.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, que começou por enaltecer o trabalho da atleta e dar-lhe os parabéns pelo título, referiu-se, em seguida, ao mar “indissociável da nossa história, um recurso que teremos que ter capacidade de aproveitar”.

Apesar do reconhecimento internacional das ondas grandes da Praia do Norte, Walter Chicharro lembrou que o concelho possui “belíssimas praias com ondas de todas as formas e tamanhos para todos os desportos aquáticos, (…) prova factual dessa versatilidade é estarmos, hoje, na presença de uma campeã mundial de bodyboard”.

“Pelo título e pelo contributo inequívoco para o prestígio da Nazaré, homenageamos a Teresa Almeida, mas também todos aqueles que contribuíram para que esta e outros atletas do CDAN possam alcançar os seus objetivos, elevando-nos com os seus êxitos”, disse ainda o autarca.

Por último, a atleta, agradeceu a homenagem e o trabalho do seu clube, e disse que “é um prazer representar o nosso país lá fora”.

Teresa Almeida recordou todos os que têm contribuído para os seus bons resultados, afirmando que “se ganhei, devo-o muito a todos que sempre estiveram do meu lado”, e terminou dizendo que “a Praia do Norte tem a melhor onda do mundo, e se a surfamos, temos condições para surfar outra qualquer”.

A atleta venceu os campeonatos disputados no Chile, quebrando um jejum de 16 anos em que o título feminino não vinha para Portugal. O título mundial é o ponto mais alto da carreira da atleta portuguesa.

Receção calorosa à atleta Teresa Almeida no aeroporto de Lisboa

Teresa Almeida, residente no Vimeiro, que esteve em representação de Portugal no Chile, nos Campeonatos do Mundo de Bodyboard, e que ganhou, teve uma receção de Campeã à sua chegada ao aeroporto de Lisboa.

A Câmara de Alcobaça organizou uma excursão para levar apoiantes, familiares e imprensa até ao encontro com a atleta e fazer uma receção calorosa à jovem do Vimeiro, que se iniciou no bodyboard no CDAN – clube de desportos alternativos da Nazaré, ao lado de primos, e com o acompanhamento técnico de Dino Casimiro, também um bodyboarder nazareno.

“É com grande orgulho recebe uma sua filha da terra como campeã do mundo. Penso que isso nunca aconteceu antes”, disse Paulo Inácio, logo após ter tomado conhecimento da vitória de Teresa Almeida no Chile, acrescentando que “o Município está muito feliz, vamos receber a nossa campeã e associarmo-nos à sua felicidade e da família”.

Para Paulo Inácio trata-se de “um momento alto e histórico, no contexto desportivo, para Alcobaça”.

Já Miguel Almeida, pai da atleta, num tom emocionado, disse que sentia um “grande orgulho” pela conquista da filha.

“Ela sempre foi muito dedicada ao desporto. O bodyboard apareceu por acaso. Começou por fazer na praia, por brincadeira, e numa ocasião, um dos dirigentes do CDAN viu-a e convidou-a fazer alguns treinos e inscreveu-a num campeonato”, e começou aqui a vida dedicada ao bodyboard. No primeiro ano, foi vice-campeã e “tinha ali algo inato para a modalidade”, explicou o pai.

Miguel Almeida elogia “a grande força de vontade e a garra da filha” para enfrentar condições adversas, as temperaturas baixas e as várias horas de treino na água, e garante que tem sempre como objetivo melhorar a sua prestação e técnica.

Teresa Almeida é aluna de um mestrado em educação física, em Lisboa, onde se dedica, também, com regularidade à prática do bodyboard na Praia de Carcavelos, onde “passa horas na água, a treinar”.

“Esperemos que este seja o primeiro de mais alguns que possam aparecer. Vontade e garra não faltam”, disse, ainda, o pai da atleta, homenageada pelas duas Câmaras Municipais vizinhas, a da sua área de residência e a do clube que representa, a Nazaré.

“É sempre um prazer sentir o apoio das pessoas e ser homenageada pela Câmara Municipal”, disse Teresa Almeida, acerca das várias manifestações de apoio e de orgulho da população, autarquias, vizinhos, familiares, dirigentes clubísticos e atletas.

“Acabou por ser, para mim, um motivo de grande orgulho. A minha família esteve presente assim como todos os outros que se quiseram associar a este momento” acrescentou a atleta acerca da iniciativa da Câmara de Alcobaça, e a ir receber ao aeroporto em Lisboa.

Sobre a homenagem que também foi feita na Nazaré, Teresa Almeida referiu, de novo, o seu “orgulho”, recordando que começou na modalidade no CDAN e penso ser, também, um motivo de grande felicidade eu representar o Clube de Desportos Alternativos e receber estas homenagens”.

Teresa Almeida está, agora, concentrada no seu percurso pelo bodyboard e na sua participação no Circuito da nova época, entretanto divulgado, que irá passará por diversos países.

“Vou precisar de alguns apoios e patrocínios que me permitam fazer esse circuito, que será dispendioso. Já tive algumas reuniões e agora há que continuar a trabalhar. Mas estou convencida que as coisas irão correr bem”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn