Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
11° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C

Auditoria à câmara da Nazaré revela dívidas não declaradas pelo anterior executivo

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A auditoria à Câmara da Nazaré, assunto que foi tratado na reunião extraordinária do passado dia 30 e na Assembleia Municipal, realizada no mesmo dia, incidiu sobre os registos contabilísticos referentes ao período entre janeiro de 2011 e outubro de 2014 e conclui pela existência de diferenças entre “os passivos evidenciados nos vários mapas de reporte contabilístico e as listagens de faturas registadas”.

De acordo com o relatório, faturas relativas a dívidas decorrentes de aquisições de bens e serviços, efetuadas entre 2003 e 2011, no valor de 3 049 176,31 euros, só foram registadas “entre 2012 e 31 de outubro de 2014.

Ainda segundo o mesmo relatório, a situação repetiu-se nos anos seguintes, com dívidas no valor de 1 233 074,90 euros, datas de 2012 a só aparecerem registadas em 2013, e dívidas de 2013, no valor de 1 023671,97, só registadas em 2014.

A auditoria, que foi mandada fazer pelo atual presidente da autarquia, Walter Chicharro (PS), à empresa BDO & Associados, “veio demonstrar que não foi declarada dívida superior a cinco milhões de euros, o que já não deveria existir, de acordo com a lei geral, e que se torna ainda mais gravoso após a publicação da Lei dos Compromissos”.

Contactado pela Lusa, o anterior presidente, Jorge Barroso (PSD), afirmou não ter havido “qualquer ocultação de dívida” já que “o registo das faturas foi feito, embora não na altura certa”.

O então presidente disse ter também, enquanto líder do executivo, “encomendado uma auditoria externa, por considerar que os serviços estavam a ter dificuldade em controlar toda a dívida” e da qual terá saído “o conhecimento desses valores em dívida que foram registados assim que possível”.

Nesse sentido, afirmou que “esta auditoria [da BDO] não encontrou nada que não fosse já do conhecimento de toda a gente”.

A intenção da atual gestão (PS) é enviar a proposta e o resultado da auditoria ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao ministro das Finanças, à secretaria de Estado da Administração Local, ao Tribunal de Contas, à Procuradoria-Geral da República, à Inspeção-Geral das Finanças e à Direção-Geral das Autarquias Locais.

De acordo com o presidente da autarquia, Walter Chicharro, o objetivo é que “sejam clarificadas as evidências detetadas e que sejam apuradas responsabilidades para que se criem condições para tornar clara a real situação financeira e contabilística da câmara”.

A câmara da Nazaré conta com uma dívida superior a 40 milhões de euros. Tem, de receitas, pouco mais que 11 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao