Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
North Canyon Project

Ondas Grandes e valentia de surfistas resultaram num show único na Praia do Norte

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As previsões que apontavam para a entrada de uma grande ondulação na Praia do Norte confirmaram-se, com os surfistas a enfrentarem com destreza e valentia o maior do swell desta nova temporada de ondas grandes, proporcionando um bom espetáculo de surf a todos quantos se deslocaram ao local para presenciar a ação.

Na sessão deste sábado, além dos big riders Kealii Mamala, Andrew Cotton e Hugo Vau, que fazem parte do projeto North Canyon, participaram Cliff Skudin, Will Skudin, Rodrigo Coxa, Sebatian Steudtner, Tom Butler, Serginho, António Silva e Ramon Laureano.

Como se tornou hábito, os swells da Praia do Norte sobressaem do resto do país e atraem atletas de topo que estão sempre à procura das melhores condições para momentos de alta performance.

Desta sessão resultaram inúmeros momentos que já fazem parte do concurso que anualmente premeia os mais destemidos surfistas da Nazaré.

A Nazaré afirma-se assim internacionalmente como um destino de referência no mundo do surf pela sua consistência e versatilidade. O Canhão da Nazaré, famoso pelas ondas grandes, mostra, assim, que está preparado para receber da melhor forma desportistas de diferentes contextos e experiências.

Pode acompanhar toda a ação no Facebook:

https://www.facebook.com/northcanyonproject

https://www.facebook.com/praiadonortenazare

ou pela página:

http://praiadonorte.com.pt

A edição North Canyon Project 2014, uma ação de exploração das ondas gigantes da Nazaré, que voltou a ser liderada por Garrett McNamara durante os meses de outubro e novembro, foi repleta de grandes momentos.

A participação especial de vários atletas conceituados no mundo do surf, assim como experts internacionais no surf em ondas grandes, como Andrew Cotton, e de portugueses, como Hugo Vau, contribuiu para uma maior dinamização de todo o projeto.

Várias ondas grandes surfadas durante esta temporada certamente farão parte dos Billabong XXL, ficando, ainda, para a história desta jornada alguns wipeout e muitos dias de surf entre amigos e de grande diversão.

North Canyon Project by Garrett McNamara and Team

O projeto de exploração das ondas grandes foi iniciado em 2010, é protagonizado pelo surfista havaiano e desenvolvido pela Empresa Municipal Nazaré Qualifica. Inclui a prática de surf, tow-in e stand up paddle com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes, e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara bem como o quotidiano daquela vila.

Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do mundo, e na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar. O “extreme waterman” foi uma das duas únicas pessoas no mundo a surfar ondas criadas pelo degelo dos glaciares do Alasca no Verão de 2007. Detém, desde 2011, o recorde mundial pela maior onda alguma vez surfada, que o norte-americano “apanhou” na Praia do Norte, na Nazaré.

Praia do Norte

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”.

Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter