Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
12° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
13° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C

Bóia Monican do IH recolocada ao largo da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi recolocada ao largo da Nazaré a bóia “Monican 2”, equipamento de monitorização e de previsão das condições oceânicas. O trabalho foi realizado por uma equipa do Instituto Hidrográfico, que a reparou e devolveu ao mar. O equipamento tinha sido recolhido, para a resolução de um problema técnico.

Na mesma semana, na passada quarta-feira, foi também recolocada a segunda bóia oceânica (MONICAN1) ao largo das Berlengas/Farilhões. Aí já não há verdadeiramente problemas com artes de pesca.

A bóia da Nazaré iniciou funções em 2010, no âmbito do projeto Monican (Monitorização do Canhão da Nazaré, financiado pelo programa EEA Grants, que decorreu entre 2008 e 2011), que implementou um sistema de monitorização das condições oceânicas que afetam a área do canhão da Nazaré, o grande vale submarino que se estende desde profundidades de cinco mil metros até poucas centenas de metros da praia da Nazaré.

Equipada com diversos sensores, a bóia constitui um sistema de medição da agitação marítima, medindo a altura das ondas, a sua direção e período. Os dados colhidos são transmitidos, a todas as horas, para o Instituto Hidrográfico, e depois encaminhados para a página eletrónica do projeto MONICAN, onde ficam disponíveis em tempo quase real para o público em geral (monican.hidrografico.pt; www.hidrográfico.pt).

Diariamente, o Instituto Hidrográfico produz ainda tabelas para cada bóia, com observações das últimas 24 horas, seguidas das previsões até 60 horas de agitação marítima, e dos parâmetros meteorológicos, que são difundidas para o Centro de Apoio para a Pescas e o Mar na Nazaré, bem como para as Capitanias e Administrações Portuárias da Nazaré e Peniche. Portuguese Surf Film Festival.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colónias de gatos em crescimento no Porto da Nazaré

Os habitantes da Nazaré estão alarmados com o crescimento das colónias de gatos no Porto da Nazaré, falando em “praga” incentivada pelos apreciadores destes animais que “lhes construem abrigos e os alimentam diariamente.” “A situação tem vindo a piorar, com o...

porto da nazare

Walter Chicharro admite suceder a Pedro Machado na Turismo do Centro

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, considera que tem reunidas as condições para ser candidato à presidência da entidade regional de turismo, que irá a eleições em meados do próximo ano. O socialista diz que tem vindo a recolher apoios...

wc