Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Começou a reparação do Molhe Norte do Porto de Abrigo

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram as obras de reparação do molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, obra adjudicada no passado dia 1 de agosto, pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

O investimento de 1,2 milhões de euros no molhe norte do Porto de Abrigo incidirá na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, o tetrápodes.

Após a reparação do molhe norte, obra que será interrompida durante o Inverno, o Ministério da Agricultura e do Mar avançará, no próximo ano, com uma intervenção do molhe sul, que custará cerca de 500 mil euros, e que contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé.

A requalificação e a atração de investidores para o Porto de Pesca da Nazaré são prioritárias para a gestão da Câmara (PS).

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que desde o início do mandato já reuniu com diversas entidades, entre as quais o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e com Miguel Sequeira, da Direção-Geral de Recursos Naturais, sobre a pesca e o Porto, considera que este equipamento é o de maior relevância do concelho, e como tal “deve ver a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória, assim como, potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal