Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Começou a reparação do Molhe Norte do Porto de Abrigo

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram as obras de reparação do molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, obra adjudicada no passado dia 1 de agosto, pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

O investimento de 1,2 milhões de euros no molhe norte do Porto de Abrigo incidirá na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, o tetrápodes.

Após a reparação do molhe norte, obra que será interrompida durante o Inverno, o Ministério da Agricultura e do Mar avançará, no próximo ano, com uma intervenção do molhe sul, que custará cerca de 500 mil euros, e que contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé.

A requalificação e a atração de investidores para o Porto de Pesca da Nazaré são prioritárias para a gestão da Câmara (PS).

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que desde o início do mandato já reuniu com diversas entidades, entre as quais o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e com Miguel Sequeira, da Direção-Geral de Recursos Naturais, sobre a pesca e o Porto, considera que este equipamento é o de maior relevância do concelho, e como tal “deve ver a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória, assim como, potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho