Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Captura da Sardinha está proibida até ao final do ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
189 quilos de sardinha, espécie cuja captura está proibida por portaria publicada em Diário da República, desde o passado dia 18 de setembro, foram apreendidos no Porto da Nazaré.

A apreensão aconteceu no passado dia 23 de setembro, no âmbito de uma ação de fiscalização realizada no porto de pesca pelo Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, através do seu Sub-destacamento da Nazaré.

Contactada pela Lusa, fonte da secretaria de Estado do Mar esclareceu que o proprietário da embarcação “incorre num processo de contraordenação”, já que a pesca da sardinha está interditada.

A captura de sardinha, tal como a sua “manutenção a bordo, transbordo e descarga das capturas desta espécie” foi proibida através de uma portaria publicada em Diário da República no dia 18 e que estabelece o fecho da pesca entre o dia 19 de setembro e o final do ano.

A medida vai ao encontro do compromisso firmado por Portugal e Espanha que “assumiram a gestão conjunta do recurso [sardinha] adotando um Plano de Gestão com uma regra de exploração” que fixou, para 2014, “um limite máximo de captura para ambos os países de 20,52 mil toneladas”.

Atingido esse limite, o Governo determinou o fecho da pesca da sardinha “para não pôr em causa a exploração sustentada do recurso”, explica a portaria.

De acordo com um comunicado divulgado pela GNR os 189 quilos de sardinha apreendidos no porto da Nazaré, vão ser inspecionados pelo veterinário municipal e posteriormente distribuídos por instituições de solidariedade social.

Na referida fiscalização, a GNR apreendeu também 96,8 quilos de cavala e sarda “por fuga à lota”, os quais, como determina a lei, foram vendidos em leilão.

Segundo a GNR, no conjunto, o pescado apreendido tem um valor estimado de cerca de 1 903 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho