Reparação do Molhe Norte do Porto de Abrigo adjudicada

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A obra de reparação do molhe norte do Porto de Abrigo da Nazaré, adjudicada no dia 1 de agosto, terá início no dia 15 deste mês. O anúncio da adjudicação foi feito na Nazaré Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.

O governante, que participou na iniciativa Made in Pescas, informou que “a obra será interrompida no inverno e retomada no próximo ano, seguindo-se a reparação do molhe sul”.

Manuel Pinto de Abreu, responsável pelo estudo de assinalamento marítimo para a prática de navegação do Porto de Pesca da Nazaré, garantiu que, conhecendo bem as condições de segurança da infraestrutura, “em nenhum momento houve risco para a prática da barra pelo farolim ter sido retirado”.

O Secretário de Estado, que apelou a uma visão mais otimista sobre o setor para que ele também se torne mais apelativo para os jovens, recordou que nem tudo vai mal nas pescas em Portugal, apontando como exemplos o setor da transformação e das conservas, em que “Portugal é reconhecido mundialmente pela qualidade” que imprime nesta área de atividade económica.

“Temos que valorizar o que temos feito de bom. Temos que ter orgulho no que fazemos bem”, disse o Secretário de Estado que também admitiu, no início da sua intervenção, que desde a inauguração do Porto da Nazaré, em 1983, “pouco mais foi melhorado”, enaltecendo, em seguida, o trabalho do seu atual responsável, José Apolinário, que tem efetuado, nos últimos meses, “intervenções essenciais para o bom funcionamento de todos os portos nacionais”.

O governante assegurou, ainda, que todos os portos nacionais “terão muitas mais intervenções” dentro dos próximos meses.

Sobre a estratégia do Ministério para o setor, considerado “estratégico”, o Secretário de Estado afirmou que é política da tutela “olhar para aquilo que temos que fazer e fazer aquilo que é uma necessidade e que vai ser sustentável no futuro, que trará mais-valias à fileira da pesca”.

A requalificação bem como atração de investidores para o Porto de Pesca da Nazaré foram classificadas pela atual gestão da Câmara (PS) como prioritárias.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que desde o início do mandato já reuniu com diversas entidades sobre a pesca e o Porto, considera que este equipamento é o de maior relevância do concelho, e como tal “deve ver a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória, assim como, potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

A reparação do cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré, para que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial, tanto de cariz marítimo (junto à área de armazéns) como de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido as obras sugeridas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

Já José Apolinário voltou, no passado sábado, a frisar que serão feitos investimentos de cerca de 400 mil euros na lota da Nazaré, bem outros investimentos com vista à melhoria das condições de toda a infraestrutura portuária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda