Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
27° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C

Centro de Educação Especial de Alcobaça inaugura lar e centro ocupacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Educação Especial de Alcobaça inaugura no sábado um novo lar residencial e um centro de atividades ocupacionais, num investimento de 1,7 milhões de euros que irá permitir diminuir os utentes em lista de espera.

O novo lar do CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça tem capacidade para 24 residentes, dos quais 16 serão transferidos de dois espaços de alojamento” que já estavam a funcionar e oito serão novas admissões, disse à Lusa do presidente da instituição, José Belo.

No espaço, localizado na Quinta das Freiras, funcionará ainda um novo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) com capacidade para 30 utentes e equipado com “sala de musicoterapia, equipamentos de relaxamento, tanque de hidroterapia, ginásio e sala de fisioterapia”.

Este será o quarto CAO a funcionar na instituição, aumentando para 120 o número de utentes que ali encontram respostas e reduzindo “longas listas de espera, porque muitas alunos com necessidades educativas, quando terminam a escola não têm onde se ocupar”.

Os dois novos equipamento serão inaugurados pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Dos 1,7 milhões de euros, o Estado atribuiu 1,05 milhões, a autarquia 200 mil euros e o restante foi suportado pelo CEERIA.

As novas valências foram construídas num terreno de 12 mil metros quadrados, doados pela empresa proprietária do Parque dos Monges (um parque ambiental, cultural e de diversões), testemunhando “o carinho da comunidade de Alcobaça à instituição que é de todos e cujos equipamentos queremos disponibilizar a toda a população”.

Fundado em 1976, o CEERIA procura dar respostas no âmbito da educação especial, apoiando crianças, jovens e adultos com dificuldades em aceder a contextos familiares, escolares, sociais e profissionais adequados ao seu nível etário.

Tem em funcionamento as valências de Intervenção Precoce na Infância, Valência Sócioeducativa, Centro de Recursos para a Inclusão, Centro de Reabilitação Profissional | Empresa de Inserção, Centro de Atividades Ocupacionais e Centro de Apoio Residencial.

A instituição, com mais de 65 colaboradores, apoia mais de 500 pessoas com deficiências e incapacidade e as respetivas famílias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1