Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
11° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
9° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Centro de Educação Especial de Alcobaça inaugura lar e centro ocupacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Educação Especial de Alcobaça inaugura no sábado um novo lar residencial e um centro de atividades ocupacionais, num investimento de 1,7 milhões de euros que irá permitir diminuir os utentes em lista de espera.

O novo lar do CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça tem capacidade para 24 residentes, dos quais 16 serão transferidos de dois espaços de alojamento” que já estavam a funcionar e oito serão novas admissões, disse à Lusa do presidente da instituição, José Belo.

No espaço, localizado na Quinta das Freiras, funcionará ainda um novo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) com capacidade para 30 utentes e equipado com “sala de musicoterapia, equipamentos de relaxamento, tanque de hidroterapia, ginásio e sala de fisioterapia”.

Este será o quarto CAO a funcionar na instituição, aumentando para 120 o número de utentes que ali encontram respostas e reduzindo “longas listas de espera, porque muitas alunos com necessidades educativas, quando terminam a escola não têm onde se ocupar”.

Os dois novos equipamento serão inaugurados pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Dos 1,7 milhões de euros, o Estado atribuiu 1,05 milhões, a autarquia 200 mil euros e o restante foi suportado pelo CEERIA.

As novas valências foram construídas num terreno de 12 mil metros quadrados, doados pela empresa proprietária do Parque dos Monges (um parque ambiental, cultural e de diversões), testemunhando “o carinho da comunidade de Alcobaça à instituição que é de todos e cujos equipamentos queremos disponibilizar a toda a população”.

Fundado em 1976, o CEERIA procura dar respostas no âmbito da educação especial, apoiando crianças, jovens e adultos com dificuldades em aceder a contextos familiares, escolares, sociais e profissionais adequados ao seu nível etário.

Tem em funcionamento as valências de Intervenção Precoce na Infância, Valência Sócioeducativa, Centro de Recursos para a Inclusão, Centro de Reabilitação Profissional | Empresa de Inserção, Centro de Atividades Ocupacionais e Centro de Apoio Residencial.

A instituição, com mais de 65 colaboradores, apoia mais de 500 pessoas com deficiências e incapacidade e as respetivas famílias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter