Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
17° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Câmara da Nazaré quer condicionar trânsito no acesso ao farol

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré discutiu hoje a limitação do trânsito na Estrada do Farol, devido ao perigo que constitui o aumento de viaturas na zona para avistar o local onde Garrett McNamara surfou uma onda gigante.

A proposta analisada hoje pelo executivo municipal passava pela proibição do trânsito na estrada de acesso ao farol “aos fins de semana e nas épocas de marés vivas” em resposta ao grande “aumento do tráfego automóvel” na zona de onde é possível avistar o local onde Garrett McNamara surfou uma onda gigante.

Para além de proibir a passagem de viaturas, a autarquia pretende ainda criar, no parque de estacionamento junto ao Forte de S. Miguel Arcanjo, um parque de estacionamento com dois lugares para viaturas de segurança e emergência e um lugar para pessoas com deficiência.

De acordo com o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS), em causa está “a confusão que ali se gera e que dificulta a saída de veículos prioritários”, sobretudo durante os dias em que decorre o projeto North Canyon, protagonizado pelo surfista havaiano Garrett McNamara, que ali surfou a maior onda do mundo.

Nas épocas em que o surfista se encontra na Nazaré e aos fins de semana ao longo de todo o ano milhares de pessoas visitam o local, circulando a pé ou de carro na estrada ladeada por escarpas e onde o excesso de viaturas pode causar perigo.

Por sugestão da Capitania do Porto da Nazaré, a proposta da câmara apontava para a proibição do trânsito, com exceção de viaturas prioritárias, mas o executivo acabou hoje por adiar a decisão até que seja feito um estudo mais aprofundado.

“Devia haver um estudo mais aprofundado sobre os acessos e a criação de estacionamentos alternativos”, sugeriu o social-democrata Miguel Sousinha (PSD), ex administrador da empresa Nazaré Qualifica, gestora do projeto Nort Canyon.

A alteração do trânsito que vier a ser aprovada após a realização do estudo terá ainda que ser sujeita a apreciação pública, durante um mês, mas a autarquia admite condicionar o acesso de viaturas de forma provisória até haver uma deliberação definitiva.

O ZON NORTH CANYON SHOW é um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista Garrett MacNamara e desenvolvido pela empresa municipal Nazaré Qualifica com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico para a prática dos desportos de ondas grandes.

O Forte de S. Miguel Arcanjo, ou farol, é a sede oficial do projeto e o local onde os visitantes conseguem uma vista privilegiada sobre a costa e, em particular sobre a Praia do Norte, onde o surfista desafia anualmente ondas com mais de 30 metros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estabilização das arribas da Nazaré será feita em 8 meses

O investimento de 1,7 milhões, com financiamento do POSEUR, irá intervir numa área desde o miradouro do largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, à plataforma superior da gare do ascensor A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou, no passado dia 25, na...

arribas 2