A falta de pagamento da Câmara ao Consórcio adjudicatário condicionou a aquisição de materiais, mobilização de equipamento e mão-de-obra, o que atrasou a conclusão dos trabalhos de infraestruturação daquele parque, segundo referiu a empresa, que recentemente viu aprovado o pedido de prorrogação do prazo (pela Câmara e Assembleia Municipal) para a conclusão da empreitada.
Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, que visitou hoje o local e as obras, reafirmou que “a atual gestão continua a perspetivar a ALE como obra infraestruturante do concelho, estando, por isso, a criar as condições para que as empresas ali se possam instalar, e possam, através da sua atividade, criar emprego e gerar riqueza”.
“É com grande satisfação que assistimos ao retomar das obras neste equipamento”, afirmou, reiterando que a Câmara “está em condições para acompanhar a instalação deste importante investimento para o concelho da Nazaré”.
Sobre a chegada de empresas à ALE de Valado dos Frades, Walter Chicharro adiantou que “é expetável que a primeira empresa entre, durante o mês de setembro, no processo de instalação da sua unidade no local”.
A MD – Plastics, com sede na Barosa, uma empresa de fabricação de artigos de plásticos, com uma forte dinâmica a nível nacional, considerada uma das PME com maior inovação do país, será uma das primeiras a instalar-se no local. Os contactos começaram há algum tempo, mas só agora, ultrapassadas algumas dificuldades processuais relacionadas com o desenvolvimento do parque industrial, estão reunidas condições para a sua chegada, devendo a empresa iniciar no mês de setembro o processo de criação da nova unidade na ALE de Valado.
O Presidente da Câmara da Nazaré frisou que a Área de Localização Empresarial é “encarada como um dos projetos-âncora do desenvolvimento do concelho”, e que esta pretende ser uma resposta integrada à necessidade de modernização e diversificação do tecido económico do concelho, “promovendo a criação de condições para a instalação de novas unidades empresariais e consequente aumento de postos de trabalho, e contribuindo para a qualificação dos recursos humanos, através da inovação e da formação”.
Entre outras características, a ALE de Valado dos Frades será constituída por um parque empresarial com 34 lotes (entre os 2.085m2 e os 34.423m2 de área); uma área de equipamento comercial e de serviços, para apoio logístico às unidades instaladas; e uma área de 30.000 m2 destinada à criação de equipamentos colectivos.
0 Comentários