Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C

Estação Nacional Vieira Natividade – Alcobaça candidata à receção de Centro de Fruticultura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou no passado dia 11, a Mata Nacional do Vimeiro e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade, o local onde os autarcas do oeste gostariam que o Ministério criasse o Centro de Fruticultura.

A governante deslocou-se ao concelho de Alcobaça para conhecer a diversidade florestal da Mata do Vimeiro, o local onde Vieira Natividade desenvolveu grande parte do seu estudo sobre o sobreiro, e verificar a utilidade da aplicação do laboratório vivo em projetos em curso, parte do Ministério.

No final, Assunção Cristas participou numa reunião com autarcas do Oeste, tendo estes sugerido, por unanimidade, a instalação do centro de competências na área da Fruticultura na Estação Nacional Vieira Natividade. A Ministra terá manifestado disponibilidade para estudar o assunto.

Durante a sua visita, Assunção Cristas explicou que o Ministério da Agricultura está a desenvolver, “um trabalho de aproximação da investigação na área agrícola e florestal com setores que carecem de resultados de investigação para aplicar nas suas funções produtivas”.

“Para nós, o importante é encontrar os atores certos”, disse a Ministra, informando de seguida, que o Ministério está interessado em criar estruturas”. Trata-se de uma “decisão de baixo para cima, em que os setores nos dizem o que precisam do ponto de vista da investigação, e depois faremos o trabalho de mediação e juntar outras entidades para implementar um modelo eficaz”

Sobre a criação do centro de competências na Estação, Assunção Cristas disse que o importante “é colocar o foco onde deve ser colocado. O foco é nas pessoas e no programa. Queremos saber qual o objetivo da investigação na área da fruticultura”.

“Aqui como noutra parte qualquer do país, o importante é encontrar um programa de trabalho. Se avançarmos para a criação do centro de competências da fruticultura, como é desejo do setor, é para que sirva todo o país”, reforçou a Ministra.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, manifestou o desejo do centro de competências na área da Fruticultura, que resultará de uma parceria entre produtores, universidades e INIAV, vir a ser instalado na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade.

Paulo Inácio revelou, no final da reunião dos autarcas do oeste com a Ministra, que Assunção Cristas recolheu a opinião dos autarcas da região quanto à localização do centro, tendo havido “uma concordância unânime entre os autarcas em que a Estação Fruteira Vieira Natividade seria o local apropriado para esse efeito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação...

requalificacao

PS pergunta pelos projetos de Alcobaça candidatos ao PRR

A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas. O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está...