Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Estação Nacional Vieira Natividade – Alcobaça candidata à receção de Centro de Fruticultura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou no passado dia 11, a Mata Nacional do Vimeiro e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade, o local onde os autarcas do oeste gostariam que o Ministério criasse o Centro de Fruticultura.

A governante deslocou-se ao concelho de Alcobaça para conhecer a diversidade florestal da Mata do Vimeiro, o local onde Vieira Natividade desenvolveu grande parte do seu estudo sobre o sobreiro, e verificar a utilidade da aplicação do laboratório vivo em projetos em curso, parte do Ministério.

No final, Assunção Cristas participou numa reunião com autarcas do Oeste, tendo estes sugerido, por unanimidade, a instalação do centro de competências na área da Fruticultura na Estação Nacional Vieira Natividade. A Ministra terá manifestado disponibilidade para estudar o assunto.

Durante a sua visita, Assunção Cristas explicou que o Ministério da Agricultura está a desenvolver, “um trabalho de aproximação da investigação na área agrícola e florestal com setores que carecem de resultados de investigação para aplicar nas suas funções produtivas”.

“Para nós, o importante é encontrar os atores certos”, disse a Ministra, informando de seguida, que o Ministério está interessado em criar estruturas”. Trata-se de uma “decisão de baixo para cima, em que os setores nos dizem o que precisam do ponto de vista da investigação, e depois faremos o trabalho de mediação e juntar outras entidades para implementar um modelo eficaz”

Sobre a criação do centro de competências na Estação, Assunção Cristas disse que o importante “é colocar o foco onde deve ser colocado. O foco é nas pessoas e no programa. Queremos saber qual o objetivo da investigação na área da fruticultura”.

“Aqui como noutra parte qualquer do país, o importante é encontrar um programa de trabalho. Se avançarmos para a criação do centro de competências da fruticultura, como é desejo do setor, é para que sirva todo o país”, reforçou a Ministra.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, manifestou o desejo do centro de competências na área da Fruticultura, que resultará de uma parceria entre produtores, universidades e INIAV, vir a ser instalado na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade.

Paulo Inácio revelou, no final da reunião dos autarcas do oeste com a Ministra, que Assunção Cristas recolheu a opinião dos autarcas da região quanto à localização do centro, tendo havido “uma concordância unânime entre os autarcas em que a Estação Fruteira Vieira Natividade seria o local apropriado para esse efeito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias