Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Estação Nacional Vieira Natividade – Alcobaça candidata à receção de Centro de Fruticultura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou no passado dia 11, a Mata Nacional do Vimeiro e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade, o local onde os autarcas do oeste gostariam que o Ministério criasse o Centro de Fruticultura.

A governante deslocou-se ao concelho de Alcobaça para conhecer a diversidade florestal da Mata do Vimeiro, o local onde Vieira Natividade desenvolveu grande parte do seu estudo sobre o sobreiro, e verificar a utilidade da aplicação do laboratório vivo em projetos em curso, parte do Ministério.

No final, Assunção Cristas participou numa reunião com autarcas do Oeste, tendo estes sugerido, por unanimidade, a instalação do centro de competências na área da Fruticultura na Estação Nacional Vieira Natividade. A Ministra terá manifestado disponibilidade para estudar o assunto.

Durante a sua visita, Assunção Cristas explicou que o Ministério da Agricultura está a desenvolver, “um trabalho de aproximação da investigação na área agrícola e florestal com setores que carecem de resultados de investigação para aplicar nas suas funções produtivas”.

“Para nós, o importante é encontrar os atores certos”, disse a Ministra, informando de seguida, que o Ministério está interessado em criar estruturas”. Trata-se de uma “decisão de baixo para cima, em que os setores nos dizem o que precisam do ponto de vista da investigação, e depois faremos o trabalho de mediação e juntar outras entidades para implementar um modelo eficaz”

Sobre a criação do centro de competências na Estação, Assunção Cristas disse que o importante “é colocar o foco onde deve ser colocado. O foco é nas pessoas e no programa. Queremos saber qual o objetivo da investigação na área da fruticultura”.

“Aqui como noutra parte qualquer do país, o importante é encontrar um programa de trabalho. Se avançarmos para a criação do centro de competências da fruticultura, como é desejo do setor, é para que sirva todo o país”, reforçou a Ministra.

Já Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, manifestou o desejo do centro de competências na área da Fruticultura, que resultará de uma parceria entre produtores, universidades e INIAV, vir a ser instalado na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade.

Paulo Inácio revelou, no final da reunião dos autarcas do oeste com a Ministra, que Assunção Cristas recolheu a opinião dos autarcas da região quanto à localização do centro, tendo havido “uma concordância unânime entre os autarcas em que a Estação Fruteira Vieira Natividade seria o local apropriado para esse efeito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados