Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 32° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 32° C

Ambiente medieval em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As várias tentativas para conquistar o castelo de Óbidos, motivo de cobiça pela sua localização e riqueza, dão o mote para o Mercado Medieval, a decorrer naquela vila até 3 de agosto. Não faltam torneios de armas, treinos de escudeiros, cortejos e encenações teatrais.

Alegados túneis secretos escavados por debaixo das muralhas do castelo permitiriam em momentos de cerco a ida para o exterior buscar mantimentos. Então, como andariam debaixo da terra, os naturais de Óbidos começaram a ser conhecidos por “toupeiros”.

A lenda dos túneis serve para justificar a resistência perante um dos mais longos cercos e serve de enredo para mais uma edição do Mercado Medieval.

“O Mercado Medieval tem características de animação turística e pretendemos que ao mesmo tempo que se aprende sobre a história, também possa haver diversão. Temos de aproveitar este período de época alta para fixar turistas em Óbidos, de modo a poder apoiar a economia da região”, afirma Ricardo Ribeiro, responsável da Óbidos Criativa, empresa municipal que organiza o evento, cujo orçamento é de 250 mil euros.

Na inauguração, os autarcas vestiram trajes medievais, o que levou o presidente da Câmara, Humberto Marques, a brincar que “os autarcas passam o ano inteiro à espera deste momento para viverem o espírito medieval”.

Um pouco por todo o mercado é possível conviver com bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes de divertir as gentes.

Os visitantes mostram-se encantados com o ambiente, começando a viagem no tempo entre tabernas, artesãos e mercadores.

No dia 19 de julho realiza-se um show de vídeo mapping e sonoplastia, sobre o tema “À Conquista do Castelo de Óbidos”, que retratará a história de lutas e de glórias.

O Castelo de Óbidos vai ganhar vida e cor com esta história, que será contada através de efeitos especiais, adaptados à sua fachada, com técnicas de vídeo mapping, som e luz, em 3 sessões de 6 minutos cada, às 22h00, 23h00 e 00h00.

O Mercado Medieval realiza-se entre quinta e domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

IPSS’s de Alcobaça e Nazaré recebem 17 viaturas

A cerimónia de assinatura do protocolo, no âmbito da candidatura “Mobilidade Verde - Carros Elétricos para Instituições Particulares de Solidariedade Social com Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos”, teve lugar no passado dia 29 de maio, no Cineteatro de Porto de...

anexo sem nome 00056