Ambiente medieval em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As várias tentativas para conquistar o castelo de Óbidos, motivo de cobiça pela sua localização e riqueza, dão o mote para o Mercado Medieval, a decorrer naquela vila até 3 de agosto. Não faltam torneios de armas, treinos de escudeiros, cortejos e encenações teatrais.

Alegados túneis secretos escavados por debaixo das muralhas do castelo permitiriam em momentos de cerco a ida para o exterior buscar mantimentos. Então, como andariam debaixo da terra, os naturais de Óbidos começaram a ser conhecidos por “toupeiros”.

A lenda dos túneis serve para justificar a resistência perante um dos mais longos cercos e serve de enredo para mais uma edição do Mercado Medieval.

“O Mercado Medieval tem características de animação turística e pretendemos que ao mesmo tempo que se aprende sobre a história, também possa haver diversão. Temos de aproveitar este período de época alta para fixar turistas em Óbidos, de modo a poder apoiar a economia da região”, afirma Ricardo Ribeiro, responsável da Óbidos Criativa, empresa municipal que organiza o evento, cujo orçamento é de 250 mil euros.

Na inauguração, os autarcas vestiram trajes medievais, o que levou o presidente da Câmara, Humberto Marques, a brincar que “os autarcas passam o ano inteiro à espera deste momento para viverem o espírito medieval”.

Um pouco por todo o mercado é possível conviver com bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes de divertir as gentes.

Os visitantes mostram-se encantados com o ambiente, começando a viagem no tempo entre tabernas, artesãos e mercadores.

No dia 19 de julho realiza-se um show de vídeo mapping e sonoplastia, sobre o tema “À Conquista do Castelo de Óbidos”, que retratará a história de lutas e de glórias.

O Castelo de Óbidos vai ganhar vida e cor com esta história, que será contada através de efeitos especiais, adaptados à sua fachada, com técnicas de vídeo mapping, som e luz, em 3 sessões de 6 minutos cada, às 22h00, 23h00 e 00h00.

O Mercado Medieval realiza-se entre quinta e domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda