Alegados túneis secretos escavados por debaixo das muralhas do castelo permitiriam em momentos de cerco a ida para o exterior buscar mantimentos. Então, como andariam debaixo da terra, os naturais de Óbidos começaram a ser conhecidos por “toupeiros”.
A lenda dos túneis serve para justificar a resistência perante um dos mais longos cercos e serve de enredo para mais uma edição do Mercado Medieval.
“O Mercado Medieval tem características de animação turística e pretendemos que ao mesmo tempo que se aprende sobre a história, também possa haver diversão. Temos de aproveitar este período de época alta para fixar turistas em Óbidos, de modo a poder apoiar a economia da região”, afirma Ricardo Ribeiro, responsável da Óbidos Criativa, empresa municipal que organiza o evento, cujo orçamento é de 250 mil euros.
Na inauguração, os autarcas vestiram trajes medievais, o que levou o presidente da Câmara, Humberto Marques, a brincar que “os autarcas passam o ano inteiro à espera deste momento para viverem o espírito medieval”.
Um pouco por todo o mercado é possível conviver com bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes de divertir as gentes.
Os visitantes mostram-se encantados com o ambiente, começando a viagem no tempo entre tabernas, artesãos e mercadores.
No dia 19 de julho realiza-se um show de vídeo mapping e sonoplastia, sobre o tema “À Conquista do Castelo de Óbidos”, que retratará a história de lutas e de glórias.
O Castelo de Óbidos vai ganhar vida e cor com esta história, que será contada através de efeitos especiais, adaptados à sua fachada, com técnicas de vídeo mapping, som e luz, em 3 sessões de 6 minutos cada, às 22h00, 23h00 e 00h00.
O Mercado Medieval realiza-se entre quinta e domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos.
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