Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Unidade do CHL avaliada na dimensão da excelência clínica

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), renovou a classificação de excelência em todas as dimensões da análise Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS). O HSA foi classificado igualmente com nota máxima na área de Ginecologia, nomeadamente no que respeita às histerectomias, de acordo com um relatório divulgado recentemente.

O SINAS visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, especificamente a dimensão da excelência clínica – critério que é analisado bianualmente, estando prevista a atualização das outras dimensões no final do ano. O HSA assegura um elevado nível de qualidade nas especialidades de Cardiologia (enfarte agudo do miocárdio), Neurologia (acidente vascular cerebral – AVC), Obstetrícia (partos e cuidados pré-natais), Ortopedia, (artroplastias totais da anca e do joelho e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur), Pediatria (cuidados neonatais e pneumonia) e Cirurgia de Ambulatório.

Na última avaliação anual, o HSA obteve a nota máxima nas áreas da Segurança do Doente, nomeadamente a cultura e procedimentos relacionados com a segurança do doente e eventos adversos (infeção nosocomial e perfuração ou laceração acidental), Adequação e Conforto das Instalações (espaços e equipamentos), e Focalização no Utente (orientação dos serviços para as necessidades e expetativas dos utentes). O critério Satisfação do Utente será avaliado numa fase posterior.

Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, considera estes resultados como «uma motivação para continuar o trabalho desenvolvido até agora nas várias dimensões dos cuidados de saúde, fomentar o empenho dos nossos profissionais e continuar a melhorar as condições de prestação de cuidados, de segurança e conforto para manter e superar os vários níveis de excelência que os utentes já reconhecem na nossa instituição».

O HSA foi avaliado em 9 das 14 áreas possíveis, e nesta avaliação da excelência clínica submeteram-se 128 das 162 unidades de saúde integradas no sistema, das quais 106 demonstraram cumprir os requisitos de qualidade exigidos pela ERS. Os atuais resultados da excelência clínica reportam-se a episódios com alta entre 1 de julho de 2012 e 30 de junho de 2013.

O SINAS é, segundo a ERS, desenvolvido com base nos valores do rigor, da transparência e da objetividade, e pretende garantir o acesso dos utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas e a melhoria contínua dos cuidados prestados.

No SINAS@Hospitais são avaliados, a título voluntário, 162 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social. Trata-se de uma avaliação multidimensional da qualidade global dos serviços de saúde, cobrindo as dimensões Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados