Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Unidade do CHL avaliada na dimensão da excelência clínica

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), renovou a classificação de excelência em todas as dimensões da análise Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS). O HSA foi classificado igualmente com nota máxima na área de Ginecologia, nomeadamente no que respeita às histerectomias, de acordo com um relatório divulgado recentemente.

O SINAS visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, especificamente a dimensão da excelência clínica – critério que é analisado bianualmente, estando prevista a atualização das outras dimensões no final do ano. O HSA assegura um elevado nível de qualidade nas especialidades de Cardiologia (enfarte agudo do miocárdio), Neurologia (acidente vascular cerebral – AVC), Obstetrícia (partos e cuidados pré-natais), Ortopedia, (artroplastias totais da anca e do joelho e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur), Pediatria (cuidados neonatais e pneumonia) e Cirurgia de Ambulatório.

Na última avaliação anual, o HSA obteve a nota máxima nas áreas da Segurança do Doente, nomeadamente a cultura e procedimentos relacionados com a segurança do doente e eventos adversos (infeção nosocomial e perfuração ou laceração acidental), Adequação e Conforto das Instalações (espaços e equipamentos), e Focalização no Utente (orientação dos serviços para as necessidades e expetativas dos utentes). O critério Satisfação do Utente será avaliado numa fase posterior.

Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, considera estes resultados como «uma motivação para continuar o trabalho desenvolvido até agora nas várias dimensões dos cuidados de saúde, fomentar o empenho dos nossos profissionais e continuar a melhorar as condições de prestação de cuidados, de segurança e conforto para manter e superar os vários níveis de excelência que os utentes já reconhecem na nossa instituição».

O HSA foi avaliado em 9 das 14 áreas possíveis, e nesta avaliação da excelência clínica submeteram-se 128 das 162 unidades de saúde integradas no sistema, das quais 106 demonstraram cumprir os requisitos de qualidade exigidos pela ERS. Os atuais resultados da excelência clínica reportam-se a episódios com alta entre 1 de julho de 2012 e 30 de junho de 2013.

O SINAS é, segundo a ERS, desenvolvido com base nos valores do rigor, da transparência e da objetividade, e pretende garantir o acesso dos utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas e a melhoria contínua dos cuidados prestados.

No SINAS@Hospitais são avaliados, a título voluntário, 162 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social. Trata-se de uma avaliação multidimensional da qualidade global dos serviços de saúde, cobrindo as dimensões Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn