Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Requalificação do Hospital de Alcobaça reavaliada pelo Centro Hospitalar de Leiria

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E. (CHL) apresentou o Plano Estratégico da instituição para o triénio 2013-2015 ao Conselho Consultivo, durante a segunda reunião deste órgão, recebendo a apreciação favorável de todas personalidades que o integram. Dois pontos fulcrais também em discussão nesta reunião foram as dificuldades verificadas na dotação de pessoal, designadamente médico, e as complicações decorrentes da publicação da portaria 82/2014, que classifica os serviços e instituições do Serviço Nacional de Saúde, e que poderá esvaziar a capacidade de resposta às populações do CHL em algumas valências.

O Conselho de Administração (CA) expôs o documento, que destaca os objetivos estratégicos relativos à reforma hospitalar, à sustentabilidade económico-financeira, à articulação com as redes de cuidados primários e cuidados continuados, à adequação de cuidados às necessidades das populações e à gestão clínica. Os membros do Conselho Consultivo manifestaram as suas considerações sobre alguns destes objetivos e a sua implementação, em particular a área de influência do CHL, e a articulação com os cuidados primários, a dotação de pessoal e a prestação de cuidados ao nível da urgência, correspondendo às necessidades dos cidadãos.

Como conclusões relevantes estiveram a necessidade de uma avaliação ponderada para uma futura tomada de posição em relação à possível requalificação do hospital de Alcobaça; e, no âmbito da deliberação do CA sobre a portaria 82/2014 que classifica os hospitais, o Conselho Consultivo exprimiu apoio e comprometeu-se a acompanhar a posição assumida, continuando atento aos desenvolvimentos futuros. Ainda numa perspetiva de proximidade e aposta na descentralização, ficou definido que a próxima reunião do Conselho Consultivo será realizada em dezembro em Alcobaça.

O CA renovou a sua intenção de continuar o seu trabalho de rigor e qualidade, numa aposta para consolidar a integração orgânica e funcional das unidades que integram o CHL, de melhorar a organização global e a acessibilidade dos utentes aos serviços, bem como motivar e mobilizar os profissionais para o projeto “CHL”.

O Conselho Consultivo, presidido por Álvaro Laborinho Lúcio, é um órgão de consulta e participação na definição das linhas gerais de atuação do CHL, competindo-lhe fomentar a ligação do Centro Hospitalar à comunidade, e contribuir para uma maior proximidade dos utentes e para um CHL que se pretende, cada vez mais, afirmar como uma referência a nível regional e nacional.

O seu principal objetivo é fomentar e promover uma melhor articulação da Instituição, servindo da melhor forma as populações, e emitindo recomendações neste sentido; fomentando a participação ativa da sociedade civil e assegurando o seu contributo nas ações, iniciativas ou projetos desenvolvidos pelo Centro Hospitalar no âmbito das políticas relativas à proteção da saúde e prevenção da doença; e promover a sua divulgação, estimulando o trabalho em rede das organizações da sociedade civil e destas com o CHL.

A próxima reunião do conselho consultivo irá decorrer em dezembro, em Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados