Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Nazaré é tema central da representação portuguesa no Festival Arco Atlântico em Gijón – Astúrias

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré vai ser o tema central da representação portuguesa no Festival Arco Atlântico, que se realiza em Gijón, nas Astúrias, de 26 de julho a 3 de agosto. O Município aceitou o convite da PROGESTUR para estar presente na edição 2014.

A PROGESTUR, Associação sem fins lucrativos, está a organizar a presença portuguesa no evento, a convite do Ayuntamiento de Gijón, onde levará uma mostra da oferta turística e cultural das cidades marítimas – património, cultura, tradição, marcas – alavancando igualmente a promoção de outros recursos endógenos do país.

“O Festival Atlântico terá uma programação forte, bastante dinâmica e transversal, pois para além da vertente turística e da visibilidade das marcas dos municípios de Espanha e países convidados (Portugal, França, Irlanda, País Basco, Galiza, Cantábria), haverá toda uma componente relacionada ao mar, à natureza, à literatura, às artes performativas e plásticas, à música, à gastronomia e enologia, entre tantas outras ações”, refere a organização da presença portuguesa no evento, cujo tema é “Cidades Marítimas Portuguesas.

O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, terminou, entretanto, uma série de contactos de trabalho em Gijón, onde esteve a desenvolver as diligências necessárias à presença do Município no Festival, evento por onde deverão passar 500 000 pessoas, e que “serão convidadas a visitar a Nazaré”, declarou o autarca.

Para Walter Chicharro trata-se de uma “excelente oportunidade para promover a Nazaré (gastronomia, tradições, a Praia do Norte e as suas condições únicos para a prática do surf e bodyboard), bem como as atividades económicas do concelho, através das suas empresas (nas áreas do turismo, agricultura, pesca, cerâmica, entre outras), que terão a oportunidade de expor os seus produtos ou serviços numa região espanhola com ligação umbilical à Região Oeste de Portugal, e em particular à Nazaré”.

Ainda de acordo com o autarca está “em preparação o programa da presença nazarena no certame, onde se juntará a tradição com a modernidade, com o produto North Canyon (ondas grandes da Praia do Norte) a desempenhar um papel fundamental”.

Durante a sua presença em Gijón, Walter Chicharro manteve diversos encontros de trabalho com as entidades locais, como a Alcadesa do Ayuntamiento de Gijón, Carmen Moriyón Entrialgo, a quem falou dos seus projetos para a dinamização da economia local e do impacto mundial do novo produto de surf de ondas grandes destinado a big riders; com o Alcalde de Cangas de Onís, José Manuel González e com o Abade do Santuário de Covadonga (um dos Santuário marianos mais influentes), Juan José Tuñón Escalada, com quem trocou impressões acerca do importante culto religioso a Nuestra Sra. de Covadonga e as semelhanças com o culto a Nossa Senhora da Nazaré (Santuário de N. S. Nazaré, Sítio da Nazaré).

A música, etnografia, as artes performativas e presença de produtos regionais de grande relevância, como são o vinho, o azeite, os queijos, os doces conventuais farão a montra de Portugal neste evento, onde a organização procurará “despertar a curiosidade e o interesse pelo nosso País”.

A promoção da internacionalização da marca “Nazaré” em feiras é um dos objetivos da governação PS da Câmara da Nazaré.

Autarquias, empresas e operadores turísticos e representativos da atividade económica das Regiões e países convidados irão marcar presença no certame, durante quase duas semanas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Esterilização de animais de rua custou 20 mil euros

O Município da Nazaré investiu mais de 20 mil euros em esterilizações de animais que vivem nas ruas. No total, de acordo com números adiantados pelo vereador responsável pelo pelouro da Câmara Municipal, Salvador Formiga, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150...

gatil22222