Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Nazaré é tema central da representação portuguesa no Festival Arco Atlântico em Gijón – Astúrias

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré vai ser o tema central da representação portuguesa no Festival Arco Atlântico, que se realiza em Gijón, nas Astúrias, de 26 de julho a 3 de agosto. O Município aceitou o convite da PROGESTUR para estar presente na edição 2014.

A PROGESTUR, Associação sem fins lucrativos, está a organizar a presença portuguesa no evento, a convite do Ayuntamiento de Gijón, onde levará uma mostra da oferta turística e cultural das cidades marítimas – património, cultura, tradição, marcas – alavancando igualmente a promoção de outros recursos endógenos do país.

“O Festival Atlântico terá uma programação forte, bastante dinâmica e transversal, pois para além da vertente turística e da visibilidade das marcas dos municípios de Espanha e países convidados (Portugal, França, Irlanda, País Basco, Galiza, Cantábria), haverá toda uma componente relacionada ao mar, à natureza, à literatura, às artes performativas e plásticas, à música, à gastronomia e enologia, entre tantas outras ações”, refere a organização da presença portuguesa no evento, cujo tema é “Cidades Marítimas Portuguesas.

O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, terminou, entretanto, uma série de contactos de trabalho em Gijón, onde esteve a desenvolver as diligências necessárias à presença do Município no Festival, evento por onde deverão passar 500 000 pessoas, e que “serão convidadas a visitar a Nazaré”, declarou o autarca.

Para Walter Chicharro trata-se de uma “excelente oportunidade para promover a Nazaré (gastronomia, tradições, a Praia do Norte e as suas condições únicos para a prática do surf e bodyboard), bem como as atividades económicas do concelho, através das suas empresas (nas áreas do turismo, agricultura, pesca, cerâmica, entre outras), que terão a oportunidade de expor os seus produtos ou serviços numa região espanhola com ligação umbilical à Região Oeste de Portugal, e em particular à Nazaré”.

Ainda de acordo com o autarca está “em preparação o programa da presença nazarena no certame, onde se juntará a tradição com a modernidade, com o produto North Canyon (ondas grandes da Praia do Norte) a desempenhar um papel fundamental”.

Durante a sua presença em Gijón, Walter Chicharro manteve diversos encontros de trabalho com as entidades locais, como a Alcadesa do Ayuntamiento de Gijón, Carmen Moriyón Entrialgo, a quem falou dos seus projetos para a dinamização da economia local e do impacto mundial do novo produto de surf de ondas grandes destinado a big riders; com o Alcalde de Cangas de Onís, José Manuel González e com o Abade do Santuário de Covadonga (um dos Santuário marianos mais influentes), Juan José Tuñón Escalada, com quem trocou impressões acerca do importante culto religioso a Nuestra Sra. de Covadonga e as semelhanças com o culto a Nossa Senhora da Nazaré (Santuário de N. S. Nazaré, Sítio da Nazaré).

A música, etnografia, as artes performativas e presença de produtos regionais de grande relevância, como são o vinho, o azeite, os queijos, os doces conventuais farão a montra de Portugal neste evento, onde a organização procurará “despertar a curiosidade e o interesse pelo nosso País”.

A promoção da internacionalização da marca “Nazaré” em feiras é um dos objetivos da governação PS da Câmara da Nazaré.

Autarquias, empresas e operadores turísticos e representativos da atividade económica das Regiões e países convidados irão marcar presença no certame, durante quase duas semanas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho