A PROGESTUR, Associação sem fins lucrativos, está a organizar a presença portuguesa no evento, a convite do Ayuntamiento de Gijón, onde levará uma mostra da oferta turística e cultural das cidades marítimas – património, cultura, tradição, marcas – alavancando igualmente a promoção de outros recursos endógenos do país.
“O Festival Atlântico terá uma programação forte, bastante dinâmica e transversal, pois para além da vertente turística e da visibilidade das marcas dos municípios de Espanha e países convidados (Portugal, França, Irlanda, País Basco, Galiza, Cantábria), haverá toda uma componente relacionada ao mar, à natureza, à literatura, às artes performativas e plásticas, à música, à gastronomia e enologia, entre tantas outras ações”, refere a organização da presença portuguesa no evento, cujo tema é “Cidades Marítimas Portuguesas.
O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, terminou, entretanto, uma série de contactos de trabalho em Gijón, onde esteve a desenvolver as diligências necessárias à presença do Município no Festival, evento por onde deverão passar 500 000 pessoas, e que “serão convidadas a visitar a Nazaré”, declarou o autarca.
Para Walter Chicharro trata-se de uma “excelente oportunidade para promover a Nazaré (gastronomia, tradições, a Praia do Norte e as suas condições únicos para a prática do surf e bodyboard), bem como as atividades económicas do concelho, através das suas empresas (nas áreas do turismo, agricultura, pesca, cerâmica, entre outras), que terão a oportunidade de expor os seus produtos ou serviços numa região espanhola com ligação umbilical à Região Oeste de Portugal, e em particular à Nazaré”.
Ainda de acordo com o autarca está “em preparação o programa da presença nazarena no certame, onde se juntará a tradição com a modernidade, com o produto North Canyon (ondas grandes da Praia do Norte) a desempenhar um papel fundamental”.
Durante a sua presença em Gijón, Walter Chicharro manteve diversos encontros de trabalho com as entidades locais, como a Alcadesa do Ayuntamiento de Gijón, Carmen Moriyón Entrialgo, a quem falou dos seus projetos para a dinamização da economia local e do impacto mundial do novo produto de surf de ondas grandes destinado a big riders; com o Alcalde de Cangas de Onís, José Manuel González e com o Abade do Santuário de Covadonga (um dos Santuário marianos mais influentes), Juan José Tuñón Escalada, com quem trocou impressões acerca do importante culto religioso a Nuestra Sra. de Covadonga e as semelhanças com o culto a Nossa Senhora da Nazaré (Santuário de N. S. Nazaré, Sítio da Nazaré).
A música, etnografia, as artes performativas e presença de produtos regionais de grande relevância, como são o vinho, o azeite, os queijos, os doces conventuais farão a montra de Portugal neste evento, onde a organização procurará “despertar a curiosidade e o interesse pelo nosso País”.
A promoção da internacionalização da marca “Nazaré” em feiras é um dos objetivos da governação PS da Câmara da Nazaré.
Autarquias, empresas e operadores turísticos e representativos da atividade económica das Regiões e países convidados irão marcar presença no certame, durante quase duas semanas.
0 Comentários