Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

EB dos Raposos mantem-se em funcionamento

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Diretor dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte, garantiu que a escola dos Raposos irá manter-se em funcionamento no próximo ano letivo, numa reunião que manteve com a delegação de representantes da associação de pais e encarregados de educação da comunidade de Famalicão, da Junta de Freguesia de Famalicão e da Câmara Municipal da Nazaré, no passado dia 29.

“Da reunião saiu a promessa da manutenção em funcionamento da escola dos Raposos por mais um ano, permitindo que os nossos alunos a frequentar o terceiro ano do ensino básico possam concluir o quarto, e dando tempo ao município para terminar a prometida construção do centro escolar de Famalicão, que deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2015/2016”, refere a Associação de Pais.

José Alberto Duarte deixou a garantia de que “dará parecer positivo à continuação da escola dos Raposos em funcionamento”.

A Associação de pais e encarregados de educação do agrupamento de escolas da Nazaré (APAEN) garantiu, ainda, o apoio à causa de dois grupos parlamentares, os únicos que responderam ao pedido de audiência feito pela direção da Associação. Rita Rato, do grupo parlamentar do PCP, e Mariana Mortágua, do BE, receberam os representantes dos encarregados de educação daquela escola, a quem prometeram “seguir de perto os desenvolvimentos da situação da escola dos Raposos”.

Estas reuniões, em Lisboa, seguem-se ao protesto pacífico dos pais no passado dia 25, dia de Eleições Europeias, em frente à assembleia de voto da freguesia, pela continuação de funcionamento da escola dos Raposos.

O ministério da educação tinha anunciado a intenção de encerrar a escola dos Raposos, na Freguesia de Famalicão, o que, para os encarregados de educação era tido como prejudicial aos alunos, famílias, e agrupamento de escolas.

Pais e Encarregados de Educação, decidiram marcar uma ação de protesto para o próximo dia 25 de Maio, domingo, dia de Eleições, com o objetivo de reafirmar a intenção de manter a escola em funcionamento.

“A transferência dos alunos para outro estabelecimento de ensino interrompe o normal percurso”, refere a APEVAL na carta que enviou ao Ministro, onde frisa a sua incompreensão face à possibilidade de encerramento da EB dos Raposos, que assenta em decisões administrativas “relegando as questões pedagógicas para segundo plano”.

A solução proposta de transferência dos alunos para a EB de Famalicão implica a transição dos alunos para uma turma com dois níveis de ensino, bem como a deslocação de alguns alunos para uma freguesia vizinha.

Na carta que endereçou ao Ministro da Educação, logo que soube das intenções da tutela, a APEVAL solicitou que a EB dos Raposos se mantivesse em funcionamento no próximo ano letivo, “permitindo que os alunos concluam o percurso pelo primeiro ciclo de forma tranquila, e sem sobressaltos”.

A Associação recordava ao Ministro que estão em curso obras de beneficiação dos recreios das escolas da freguesia de Famalicão, com a implementação de coberturas iniciativa dos pais e encarregados de educação e a custas próprias, e ainda que o vereador da educação na Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, assumiu o compromisso de ter em funcionamento no ano letivo 2015/2016 o centro escolar de Famalicão, “que evitará a transferência indesejada de alunos”

Na carta seguem ainda vários argumentos contra o encerramento daquela escola, nomeadamente a existência de vagas e espaço na EB dos Raposos que permitem continuar a acolher alunos que ali queiram fazer o seu percurso pelo ensino básico; a instabilidade emocional da mudança dos alunos para outra escola; impacto da deslocação sobre as famílias e o desrespeito pelo direito de opção das famílias sobre o local onde querem que os filhos façam os seus estudos.

Decorre neste momento uma recolha de assinaturas junto da população, que será remetida oportunamente ao Ministério da Educação, num documento que protesta contra o encerramento de mais uma escola de ensino básico no concelho da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn