Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C

Contratenor alcobacense Luís Peças em Paris

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O contratenor alcobacense Luís Peças, acompanhado pelo organista João Santos, atuou, recentemente, na Igreja de Santa Ana, em L'Etange la Ville, na Île-de-France, na capital francesa.

O cantor lírico, que se estreou em Boston, interpretou peças de compositores barrocos e românticos, como Jean Titelouze e César Frank, e canções populares espanholas, de Federico García Lorca.

Em declarações à Lusa, o musicólogo Alexandre Delgado afirmou que “só pela sua enorme modéstia e timidez é que este extraordinário cantor lírico não é mais conhecido, como merecia, também do público”.

Na avaliação de Delgado, Peças é um contratenor “de voz puríssima e muito expressiva”.

Luís Peças, que canta regularmente no Mosteiro de Alcobaça, tem também realizado recitais em países como Suíça, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Natural de Alcobaça, Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, na banda de música da cidade, como oboísta. No ano seguinte ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com a meio-soprano de origem romena Liliane Bizineche. Paralelamente, trabalhou com professores como o baixo alemão Max van Egmond e a soprano norte-americana Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga e, em 1999, aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor britânico Rodney Gibson.

O cantor lírico tem atuado em vários Festivais de Música, nomeadamente acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado.

João Santos é o organista oficial da Sé de Leiria e já acompanhou o contratenor, noutros concertos, como no ano passado, num recital na Catedral de Saint Louis des Invalides, em Paris.

Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol