Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Contratenor alcobacense Luís Peças em Paris

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O contratenor alcobacense Luís Peças, acompanhado pelo organista João Santos, atuou, recentemente, na Igreja de Santa Ana, em L'Etange la Ville, na Île-de-France, na capital francesa.

O cantor lírico, que se estreou em Boston, interpretou peças de compositores barrocos e românticos, como Jean Titelouze e César Frank, e canções populares espanholas, de Federico García Lorca.

Em declarações à Lusa, o musicólogo Alexandre Delgado afirmou que “só pela sua enorme modéstia e timidez é que este extraordinário cantor lírico não é mais conhecido, como merecia, também do público”.

Na avaliação de Delgado, Peças é um contratenor “de voz puríssima e muito expressiva”.

Luís Peças, que canta regularmente no Mosteiro de Alcobaça, tem também realizado recitais em países como Suíça, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Natural de Alcobaça, Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, na banda de música da cidade, como oboísta. No ano seguinte ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com a meio-soprano de origem romena Liliane Bizineche. Paralelamente, trabalhou com professores como o baixo alemão Max van Egmond e a soprano norte-americana Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga e, em 1999, aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor britânico Rodney Gibson.

O cantor lírico tem atuado em vários Festivais de Música, nomeadamente acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado.

João Santos é o organista oficial da Sé de Leiria e já acompanhou o contratenor, noutros concertos, como no ano passado, num recital na Catedral de Saint Louis des Invalides, em Paris.

Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao