Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C

Contratenor alcobacense Luís Peças em Paris

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O contratenor alcobacense Luís Peças, acompanhado pelo organista João Santos, atuou, recentemente, na Igreja de Santa Ana, em L'Etange la Ville, na Île-de-France, na capital francesa.

O cantor lírico, que se estreou em Boston, interpretou peças de compositores barrocos e românticos, como Jean Titelouze e César Frank, e canções populares espanholas, de Federico García Lorca.

Em declarações à Lusa, o musicólogo Alexandre Delgado afirmou que “só pela sua enorme modéstia e timidez é que este extraordinário cantor lírico não é mais conhecido, como merecia, também do público”.

Na avaliação de Delgado, Peças é um contratenor “de voz puríssima e muito expressiva”.

Luís Peças, que canta regularmente no Mosteiro de Alcobaça, tem também realizado recitais em países como Suíça, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Natural de Alcobaça, Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, na banda de música da cidade, como oboísta. No ano seguinte ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com a meio-soprano de origem romena Liliane Bizineche. Paralelamente, trabalhou com professores como o baixo alemão Max van Egmond e a soprano norte-americana Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga e, em 1999, aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor britânico Rodney Gibson.

O cantor lírico tem atuado em vários Festivais de Música, nomeadamente acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado.

João Santos é o organista oficial da Sé de Leiria e já acompanhou o contratenor, noutros concertos, como no ano passado, num recital na Catedral de Saint Louis des Invalides, em Paris.

Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter