Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C

Eurodeputada do BE critica falta de investimento no porto da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias, Marisa Matias, classificou “asneira” a falta de investimento no litoral durante a sua visita à Nazaré, onde criticou, no passado dia 6, o facto do porto da Nazaré tenha ficado de fora do plano de infraestruturas 2014/2020.

Segundo a bloquista, “houve uma escolha clara do Governo [no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas) em fazer apostas nas infraestruturas portuárias no setor dos portos comerciais, o que deixa o porto da Nazaré de fora”.

A eurodeputada tema que “sejam repetidas no litoral as muitas asneiras que já foram feitas em termos de coesão territorial e que resultaram, por exemplo, no abandono do interior”.

“Esperamos seriamente que essas asneiras não sejam repetidas no litoral, porque já muito pouco resta de Portugal e convém defender ainda o que temos”, afirmou.

Defendendo “um modelo [de investimento público] completamente diferente do que tem sido feito em função das políticas de austeridade”, Marisa Matias sublinhou a necessidade de “investir no interior mas também no litoral”, sobretudo, em “infraestruturas que têm maior ligação à atividade económica e social das regiões”.

A candidata sublinhou a necessidade de investimentos não apenas relacionados com a pesca mas também “com as questões turísticas e o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao mar, que aqui poderiam ser criadas, não apenas em termos de surf, mas de observação de pássaros, por exemplo”.

A candidata do BE lembrou, ainda, ao Governo que “o setor portuário é muito mais que o setor portuário comercial” e garante que, se for eleita, travará em Bruxelas “muitas batalhas pela regulamentação que falta” ao setor da pesca.

Quanto à política comum de pescas e ao fundo relativo à remodelação da frota pesqueira, a eurodeputada pretende intervir para “tentar que ao nível da regulamentação se minimizem alguns erros de pré desenho de quotas, que permita equilibrar bem os pilares económico, social e ambiental”.

Com a Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda