Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C

Eurodeputada do BE critica falta de investimento no porto da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias, Marisa Matias, classificou “asneira” a falta de investimento no litoral durante a sua visita à Nazaré, onde criticou, no passado dia 6, o facto do porto da Nazaré tenha ficado de fora do plano de infraestruturas 2014/2020.

Segundo a bloquista, “houve uma escolha clara do Governo [no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas) em fazer apostas nas infraestruturas portuárias no setor dos portos comerciais, o que deixa o porto da Nazaré de fora”.

A eurodeputada tema que “sejam repetidas no litoral as muitas asneiras que já foram feitas em termos de coesão territorial e que resultaram, por exemplo, no abandono do interior”.

“Esperamos seriamente que essas asneiras não sejam repetidas no litoral, porque já muito pouco resta de Portugal e convém defender ainda o que temos”, afirmou.

Defendendo “um modelo [de investimento público] completamente diferente do que tem sido feito em função das políticas de austeridade”, Marisa Matias sublinhou a necessidade de “investir no interior mas também no litoral”, sobretudo, em “infraestruturas que têm maior ligação à atividade económica e social das regiões”.

A candidata sublinhou a necessidade de investimentos não apenas relacionados com a pesca mas também “com as questões turísticas e o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao mar, que aqui poderiam ser criadas, não apenas em termos de surf, mas de observação de pássaros, por exemplo”.

A candidata do BE lembrou, ainda, ao Governo que “o setor portuário é muito mais que o setor portuário comercial” e garante que, se for eleita, travará em Bruxelas “muitas batalhas pela regulamentação que falta” ao setor da pesca.

Quanto à política comum de pescas e ao fundo relativo à remodelação da frota pesqueira, a eurodeputada pretende intervir para “tentar que ao nível da regulamentação se minimizem alguns erros de pré desenho de quotas, que permita equilibrar bem os pilares económico, social e ambiental”.

Com a Lusa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

CDU preocupada com possível aumento da dívida do executivo nazareno

A CDU da Nazaré considera que os conflitos de justiça em que antigo presidente da câmara, Walter Chicharro, conjuntamente com o seu braço direito e assessor jurídico, estiveram envolvidos, vão trazer inúmeros prejuízos à autarquia. A baixo, segue o comunicado,...

cmn