O encontro, que se realizou na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), incidiu sobre o eixo geográfico Peniche-Nazaré e visou destacar a relevância dos parceiros locais para o sucesso do projeto.
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, e António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, foram convidados a explicar a forma como as suas autarquias têm valorizado economicamente os serviços dos ecossistemas marinhos.
A certificação do pescado; a necessidade de reordenamento e melhoria das condições do Porto de Pesca; a existência do Canhão da Nazaré e as ondas gigantes da Praia do Norte, bem como os Recifes Artificiais foram algumas das medidas apresentadas por Walter Chicharro.
A diretora da Iniciativa Gulbenkian Oceanos, Francisca Moura, fez uma breve introdução aos objetivos da reunião, e Henrique Queiroga, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade de Aveiro, apresentou o projeto de investigação em foco.
A Iniciativa Gulbenkian Oceanos tem como objetivo melhorar o conhecimento científico e a perceção pública e política dos benefícios que trazem os ecossistemas marinhos e costeiros, tendo em conta a vasta área marítima de Portugal.
0 Comentários