Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Ministra da Agricultura em acção de limpeza na mata nacional de Valado dos Frades

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o Secretário de Estado das Florestas, Francisco Gomes da Silva, deslocaram-se, no passado dia 12 de abril, à Mata Nacional de Valado dos Frades, para participarem na “ação de limpeza na Mata Nacional de Valado”, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

“Estamos no tempo de tratar dos nossos espaços florestais e de os limpar”, disse a Ministra.

“É durante o tempo frio que todos nós devemos cuidar da floresta, tanto nas propriedades privadas como em ações de voluntariado, como a que assistimos, hoje, aqui”, declarou Assunção Cristas, que, à sua chegada, agradeceu a todos os que se juntaram à iniciativa do ICNF.

“Trata-se de uma demonstração do trabalho que se pode e deve fazer pela floresta, numa época em que esta não é notícia, essencial para nos preparamos e prevenirmos a situações mais difíceis que ocorrerem a altura do verão”, declarou, ainda, Assunção Cristas.

Por sua vez, Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, elogiou a ação, que classificou de “importante para a manutenção dos espaços verdes”, como a Mata Nacional, recordando que também “a Câmara, juntamente com outros parceiros, realiza ações de limpeza do espaço público, com regularidade”.

A Mata Nacional do Valado, com uma área total de 1498 hectares, encontra-se arborizada numa superfície de 1378 hectares, tendo como espécie principal o Pinheiro-bravo Pinus pinaster (92 % da área da Mata), gerido com o objetivo de produção de madeira de qualidade.

Integrado nesta Mata Nacional, está o Monte de São Bartolomeu, considerado de grande interesse científico para a flora mediterrânica endémica (cerca de 150 tipos de plantas vasculares dos quais 15 são endemismos ibéricos) e com muitos achados arqueológicos que atestam a ocupação castreja pré-romana deste morro.

A forte presença humana na Região obriga a uma intervenção regular ao nível da limpeza de resíduos na Mata e à sensibilização dos visitantes para a necessidade de manter as matas limpas.

O objetivo da ação do passado sábado visou o controlo de plantas exóticas invasoras (acácia, cana e chorão-gordo), essencialmente nas bermas das estradas que atravessam a mata; Corte dos exemplares e eventual aplicação de herbicida sistémico para controlo da sua regeneração vegetativa; Recolha de lixo disperso em sacos de plástico, para posterior recolha pelo município; Recolha de inertes (entulhos) e depósito em contentores colocados junto às maiores concentrações deste material para posterior recolha pelo município e a Plantação de exemplares de carvalho cerquinho.

A Ação de limpeza da Mata contou com a participação de voluntariado empresarial e agrupamento de escuteiros, com 60 a 70 voluntários, e com a Câmara Municipal da Nazaré; Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e Centro Nacional de Escutas como parceiros.

Alteração legislativa obriga privados a limparem propriedades

À margem da ação de limpeza, a Ministra revelou que estão em curso uma série de alterações legislativas para permitir que as coisas sejam aplicadas aos proprietários florestais que não limpem as suas terras.

“A nossa preocupação é criar condições para que os privados tenham mais incentivos para investir na floresta, para retirar valor dos seus espaços florestais, pois sabemos que, muitas vezes, as pessoas não possuem dos meios para limpar as suas parcelas”, de declarou Assunção Cristas

Promover o associativismo e combater o abandono da floresta são outras das medidas em curso por parte do Governo, tendo a Ministra destacado que a ajuda financeira em preparação, no âmbito dos próximos fundos comunitários, irá beneficiar os proprietários que fizerem ações de limpeza em conjunto.

Reclassificação do Sítio do Monte de S. Bartolomeu

Assunção Cristas deixou ainda a garantia de irá levar ao Parlamento a preocupação e falar, no âmbito do governo, do assunto, “para vermos o que impede que o processo ande mais rapidamente”.

A Reclassificação do Sítio Classificado do Monte de São Bartolomeu (ou de São Brás) foi levada à discussão pública pelo ICN – Instituto de Conservação da Natureza em outubro de 2010. O processo para a reclassificação do Monte de S. Bartolomeu/S.Brás como “Monumento Natural” surge no âmbito de contactos desenvolvidos entre o Instituto de Conservação da Natureza (ICN), a Autoridade Florestal e a Câmara Municipal da Nazaré, tendo como objetivo o cumprimento ao novo quadro legal aplicável.

Investimento no sistema de regadio da Cela para breve

Sobre o sistema de regadio dos campos agrícolas da Cela, classificado como de interesse regional e para o qual foram destinados 7 milhões de euros com vista à sua modernização (assunto que os próprios agricultores levaram em mãos à Ministra, aproveitando a sua presença em Valado dos Frades), Assunção Cristas declarou que “há a garantia de que o projeto irá ser executado em breve”.

“Está na lista de prioridades cimeiras da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento rural. Vai ser executado como previsto”, garantiu a Ministra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter