Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 32° C
15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 32° C

Nazaré participa em Seminário de “Turismo e Património: Oportunidades e Desafios”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré foi um dos Municípios convidados do 2º Seminário de “Turismo e Património: Oportunidades e Desafios”, que decorreu em Lisboa, no auditório Millennium BCP, por iniciativa do Pporto - plataforma de informação sobre o Património Cultural e as Indústrias Criativas - com a comunicação “The North Canyon: um evento, vários patrimónios”.

“É pelo património que queremos fazer crescer o fenómeno turístico e alavancar a economia local”, começou por dizer Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, na abertura da sua comunicação, neste Seminário, em Lisboa, explicando que “através do projeto North Canyon se procura, atualmente, promover a oferta turística da Nazaré nas várias vertentes”.

“Numa terra habituada a lutar contra adversidades e a enfrentar o poder da natureza do mar, colocam-se, hoje, novos desafios, tanto aos nazarenos como aos visitantes”, sublinhou o autarca, que elegeu a “potenciação do património natural – o mar da Nazaré e as suas ondas, redescoberto no âmbito do projeto North Canyon que com a presença de surfistas de renome catapultaram a força das ondas grandes da praia do Norte pelo mundo, tendo “contribuído para o esbatimento dos efeitos da sazonalidade na economia local”.

A preservação das tradições e identidade própria conjugadas com o desenvolvimento de novos produtos, alavancados nos desportos de natureza foram, igualmente, destacados pelo presidente da Câmara Municipal como “prioridades” da sua gestão à frente da autarquia.

A Nazaré, terra de pescadores, de tradições, e destino de férias para todas as famílias, possui um vasto património arquitetónico, algum único, como “a Igreja de S. Gião, monumento nacional, e uma das duas únicas igrejas visigóticas da Península Ibérica”, e património imaterial, como a linguagem própria, mais “um elemento diferenciador da cultura local”, está a trabalhar em projetos turísticos, que potenciem todos os aspetos locais que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo, e no conceito “turismo o ano inteiro, colocando o vasto património natural ao serviço da alavancagem da economia local”, explicou Walter Chicharro.

A criação da Rota de N. S. Nazaré entre Belém do Pará (onde o círio de N.S. Nazaré é património imaterial da humanidade e atrai, todos os anos, mais de dois milhões de devotos), Israel e a Nazaré (Portugal); Valorização da Tradição da Secagem do Peixe e a realização da Mostra do Carapau Seco; o Museu Vivo do Peixe Seco; a Requalificação do Porto de Pesca, para onde se querem atrair novas áreas de negócio e o lançamento do “Nazaré Museum”, uma parceria com a Digital Impulse que irá disponibilizar um áudio-guia de bolso à Nazaré são alguns dos projetos, este último já concretizado, com que a Nazaré pretende potenciar o turismo, atrair novos investidores e aumentar o número de visitas e de estadas no concelho, durante mais meses ao ano.

Walter Chicharro frisou que a Nazaré continua a ser um destino de férias de excelência “para quem gosta de sol e mar”.

As praias da Nazaré apresentam, ao longo do ano, características diferentes e adequadas a todos os gostos, tanto para relaxar como para umas férias mais ativas. A ondulação forte, que se constitui como um desafio para reputados surfistas, como Garrett McNamara, Kelly Slater ou Carlos Burle; e um mar tranquilo e ideal para deslizar ao sabor do vento ou para se iniciar ao surf ou bodyboard, bem como uma barra de porto que nunca encerra à navegação [mesmo em situação de mau tempo], caso único no país, foram igualmente destacados pelo Presidente da Câmara, neste Seminário.

“Valorizamos o passado para perspetivar o futuro”, rematou o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, neste Seminário, uma organização da Pporto – plataforma de informação sobre o Património Cultural e as Indústrias Criativas, que tem nos seus objetivos permitir aos profissionais deste setor e a outros públicos interessados, uma atualização rápida permanente sobre o que de mais importante acontece em Portugal e no estrangeiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

IPSS’s de Alcobaça e Nazaré recebem 17 viaturas

A cerimónia de assinatura do protocolo, no âmbito da candidatura “Mobilidade Verde - Carros Elétricos para Instituições Particulares de Solidariedade Social com Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos”, teve lugar no passado dia 29 de maio, no Cineteatro de Porto de...

anexo sem nome 00056