Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
30° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 29° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C

Misericórdia de Alcobaça apresenta “História da Misericórdia de Alcobaça” em livro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentada no domingo, 1 de dezembro, no auditório Municipal de Alcobaça a reedição, em fac-simile, com complementos, do livro “História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, Provedor daquela Santa Casa, falecido em 1910.

Com o apoio mecenático de Ricardo Charters d’Azevedo e da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a reedição conta com uma introdução pelo professor Saul António Gomes e uma atualização à nossa época por Pedro Tavares.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a celebrar os 450 anos desde a sua institucionalização conhecida, em 1563, sendo, sendo provável que a sua existência seja anterior, datando de 1520, altura da ordem de construção da primeira igreja, aquando a visita a Alcobaça de D.Manuel I e de seu Filho, o Cardeal D.Afonso, está entre as Instituições vivas mais antigas de Alcobaça.

Com uma história rica e um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos, a “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, foi publicada, pela primeira vez, em 1918 pela Tipografia e Papelaria de Antonio Miguel d’Oliveira.

“A qualidade do seu conteúdo e exposição são de exemplo para a época actual e um incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar”, refere a Instituição.

A reedição da obra é, para a Misericórdia, “de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1