Q

Previsão do tempo

27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
27° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
28° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Misericórdia de Alcobaça apresenta “História da Misericórdia de Alcobaça” em livro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentada no domingo, 1 de dezembro, no auditório Municipal de Alcobaça a reedição, em fac-simile, com complementos, do livro “História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, Provedor daquela Santa Casa, falecido em 1910.

Com o apoio mecenático de Ricardo Charters d’Azevedo e da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a reedição conta com uma introdução pelo professor Saul António Gomes e uma atualização à nossa época por Pedro Tavares.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a celebrar os 450 anos desde a sua institucionalização conhecida, em 1563, sendo, sendo provável que a sua existência seja anterior, datando de 1520, altura da ordem de construção da primeira igreja, aquando a visita a Alcobaça de D.Manuel I e de seu Filho, o Cardeal D.Afonso, está entre as Instituições vivas mais antigas de Alcobaça.

Com uma história rica e um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos, a “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, foi publicada, pela primeira vez, em 1918 pela Tipografia e Papelaria de Antonio Miguel d’Oliveira.

“A qualidade do seu conteúdo e exposição são de exemplo para a época actual e um incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar”, refere a Instituição.

A reedição da obra é, para a Misericórdia, “de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Livro sobre o Rancho Alcôa deverá ser lançado no final do próximo ano

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa. O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história...

rancho