Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C

Misericórdia de Alcobaça apresenta “História da Misericórdia de Alcobaça” em livro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentada no domingo, 1 de dezembro, no auditório Municipal de Alcobaça a reedição, em fac-simile, com complementos, do livro “História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, Provedor daquela Santa Casa, falecido em 1910.

Com o apoio mecenático de Ricardo Charters d’Azevedo e da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a reedição conta com uma introdução pelo professor Saul António Gomes e uma atualização à nossa época por Pedro Tavares.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a celebrar os 450 anos desde a sua institucionalização conhecida, em 1563, sendo, sendo provável que a sua existência seja anterior, datando de 1520, altura da ordem de construção da primeira igreja, aquando a visita a Alcobaça de D.Manuel I e de seu Filho, o Cardeal D.Afonso, está entre as Instituições vivas mais antigas de Alcobaça.

Com uma história rica e um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos, a “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, foi publicada, pela primeira vez, em 1918 pela Tipografia e Papelaria de Antonio Miguel d’Oliveira.

“A qualidade do seu conteúdo e exposição são de exemplo para a época actual e um incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar”, refere a Instituição.

A reedição da obra é, para a Misericórdia, “de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao