Misericórdia de Alcobaça apresenta “História da Misericórdia de Alcobaça” em livro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentada no domingo, 1 de dezembro, no auditório Municipal de Alcobaça a reedição, em fac-simile, com complementos, do livro “História da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, da autoria de Francisco Baptista Zagalo, Provedor daquela Santa Casa, falecido em 1910.

Com o apoio mecenático de Ricardo Charters d’Azevedo e da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a reedição conta com uma introdução pelo professor Saul António Gomes e uma atualização à nossa época por Pedro Tavares.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a celebrar os 450 anos desde a sua institucionalização conhecida, em 1563, sendo, sendo provável que a sua existência seja anterior, datando de 1520, altura da ordem de construção da primeira igreja, aquando a visita a Alcobaça de D.Manuel I e de seu Filho, o Cardeal D.Afonso, está entre as Instituições vivas mais antigas de Alcobaça.

Com uma história rica e um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos, a “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, foi publicada, pela primeira vez, em 1918 pela Tipografia e Papelaria de Antonio Miguel d’Oliveira.

“A qualidade do seu conteúdo e exposição são de exemplo para a época actual e um incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar”, refere a Instituição.

A reedição da obra é, para a Misericórdia, “de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda