Com o apoio mecenático de Ricardo Charters d’Azevedo e da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a reedição conta com uma introdução pelo professor Saul António Gomes e uma atualização à nossa época por Pedro Tavares.
A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a celebrar os 450 anos desde a sua institucionalização conhecida, em 1563, sendo, sendo provável que a sua existência seja anterior, datando de 1520, altura da ordem de construção da primeira igreja, aquando a visita a Alcobaça de D.Manuel I e de seu Filho, o Cardeal D.Afonso, está entre as Instituições vivas mais antigas de Alcobaça.
Com uma história rica e um acervo documental notável, que escapou às delapidações e sobressaltos da evolução dos tempos, a “Historia da Misericórdia de Alcobaça – Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até 1910”, de autoria de Francisco Baptista Zagalo, foi publicada, pela primeira vez, em 1918 pela Tipografia e Papelaria de Antonio Miguel d’Oliveira.
“A qualidade do seu conteúdo e exposição são de exemplo para a época actual e um incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar”, refere a Instituição.
A reedição da obra é, para a Misericórdia, “de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia”.
0 Comentários