Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

Junta de Freguesia de Évora ainda sem executivo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça continua dar posse ao executivo autárquico, liderado por Joaquim Pêgo. Já se realizaram três tentativas, mas todas terminam sem sucesso.

Uma nova proposta de constituição do executivo de Joaquim Pêgo foi chumbada, na assembleia realizada no final do mês de outubro, com os votos contra da oposição e mais um do próprio PSD, o de Gabriel Afonso, que tem sido oposição à equipa que o elegeu.

“Há desonestidade política”, refere Gabriel Afonso, justificando-se, deste modo, com os votos contra que tem apresentado à proposta de constituição da equipa que irá governar a junta nos próximos 4 anos.

O número dois de Joaquim Pêgo explica que “quando soube que não ia ser convidado para número dois, como tinha sido acordado durante a campanha” ficou descontente, e por isso tem votado contra as sugestões apresentadas pelo líder de equipa.

Já Joaquim Pego, que estava confiante de resolução do problema logo na primeira tentativa, ficou “espantado” com o desfecho de todas estas reuniões, adiantando que “houve encontros preparatórios com o n. 2 e n. 4 da lista”, pelo que não compreende a situação a que se chegou, atribuindo “responsabilidades” a quem está na origem do problema.

Para o presidente da Comissão Política do PSD, João Paulo Costa, “a junta terá de funcionar com o presidente eleito e com os dois vogais que faziam parte da anterior junta”.

“É uma espécie de regime de duodécimos. Não há queda da junta, nem marcação automática de novas eleições”, explicou o social-democrata, adiantando que baseia a sua posição “num parecer que pediu” para este efeito.

Do lado do PS, Fernando Azeitona já fez saber que está disponível para viabilizar um “executivo com as três forças políticas mais votadas”.

Nelson Plácido, eleito do CDSPP, refere que o seu partido esteve sempre do lado da solução para viabilizar a junta, adiantando que “na primeira assembleia houve a possibilidade de coligação entre PSD e CDS, solução que convinha à freguesia, pelo fato de alguns projetos do programa centrista terem sido aceites, pela maioria, para serem executados”.

Já o independente José Damásio aponta para a realização de eleições intercalares dentro cinco meses, remetendo para mais tarde a sua posição sobre este caso, que se arrasta há três assembleias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga