Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Falhou acordo de coligação entre PSD e CDU para a Câmara de Alcobaça

paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O partido socialista de Alcobaça afastou qualquer possibilidade de entendimento com o PSD para uma futura coligação que governe a Câmara de Alcobaça, com estabilidade, durante os próximos 4 anos.

José Canha, eleito no passado dia 29 de setembro como vereador do PS na autarquia, promete defender os interesses dos alcobacenses, mas enquanto eleito para a oposição.

“Não faremos uma oposição sistemática. Estaremos na Câmara, como antes, para ouvir as propostas de quem for poder, votando a favor se forem boas, e contra se forem más”, disse, adiantando “não iremos bloquear a gestão da Câmara porque o que está em causa são os alcobacenses”.

Sobre a rejeição de uma coligação, José Canha refere que o “PS não ganhou as eleições” e que “o PSD, que ganhou, terá que governar como achar melhor”.

Carlos Bonifácio, eleito como vereador do CDSPP para a Câmara de Alcobaça, não fechou a porta a um possível entendimento, mas deixou claro que a pergunta sobre esse acordo deveria ser colocada à maioria social-democrata.

Ao contrário destes dois partidos, Vanda Marques, eleita pela CDU para a vereação da Câmara, manifestou, em conferência de imprensa da coligação, realizada logo a seguir às eleições, abertura para uma possível coligação com o PSD.

Contudo, o acordo de coligação, que esteve a ser negociado numa reunião decorrida entre a historiadora e o futuro presidente da autarquia, Paulo Inácio, não ficou fechado.

Paulo Inácio terá oferecido à vereadora da CDU pelouros relevantes, tais como a edução e a cultura, duas áreas em que Vanda Marques se sente mais confortável, por ser professora, escritora e estar ligada à realização de eventos culturais, mas determinações partidárias terão impedido o fecho do acordo.

As reuniões entre os dois eleitos terão corrido bem, mas, e segundo algumas fontes próximas a este processo negocial, terá sido o PCP/CDU a inviabilizar um acordo.

Até à data não foi possível obter reações de qualquer uma das partes.

Paulo Inácio toma posse como presidente da Câmara Municipal esta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas 21 horas, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça.

O PSD venceu as eleições para a Câmara Municipal de Alcobaça com 36,1% , mas perdeu a maioria absoluta passando de quatro para três vereadores. O PS obteve 19,8% , mantendo os seus dois vereadores, seguido do CDS com 17,5% , que assim consegue obter representação no Executivo. A CDU obteve 12% dos votos e manteve o seu vereador no Executivo. Paulo Inácio foi reeleito presidente da Câmara Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Nazareno Miguel Cardina lidera lista do BE em Coimbra

Miguel Cardina é cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Coimbra, local onde o partido não elegeu qualquer deputado nas últimas eleições para o Parlamento. Historiador e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o nazareno...

miguel cardina