Falhou acordo de coligação entre PSD e CDU para a Câmara de Alcobaça

paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O partido socialista de Alcobaça afastou qualquer possibilidade de entendimento com o PSD para uma futura coligação que governe a Câmara de Alcobaça, com estabilidade, durante os próximos 4 anos.

José Canha, eleito no passado dia 29 de setembro como vereador do PS na autarquia, promete defender os interesses dos alcobacenses, mas enquanto eleito para a oposição.

“Não faremos uma oposição sistemática. Estaremos na Câmara, como antes, para ouvir as propostas de quem for poder, votando a favor se forem boas, e contra se forem más”, disse, adiantando “não iremos bloquear a gestão da Câmara porque o que está em causa são os alcobacenses”.

Sobre a rejeição de uma coligação, José Canha refere que o “PS não ganhou as eleições” e que “o PSD, que ganhou, terá que governar como achar melhor”.

Carlos Bonifácio, eleito como vereador do CDSPP para a Câmara de Alcobaça, não fechou a porta a um possível entendimento, mas deixou claro que a pergunta sobre esse acordo deveria ser colocada à maioria social-democrata.

Ao contrário destes dois partidos, Vanda Marques, eleita pela CDU para a vereação da Câmara, manifestou, em conferência de imprensa da coligação, realizada logo a seguir às eleições, abertura para uma possível coligação com o PSD.

Contudo, o acordo de coligação, que esteve a ser negociado numa reunião decorrida entre a historiadora e o futuro presidente da autarquia, Paulo Inácio, não ficou fechado.

Paulo Inácio terá oferecido à vereadora da CDU pelouros relevantes, tais como a edução e a cultura, duas áreas em que Vanda Marques se sente mais confortável, por ser professora, escritora e estar ligada à realização de eventos culturais, mas determinações partidárias terão impedido o fecho do acordo.

As reuniões entre os dois eleitos terão corrido bem, mas, e segundo algumas fontes próximas a este processo negocial, terá sido o PCP/CDU a inviabilizar um acordo.

Até à data não foi possível obter reações de qualquer uma das partes.

Paulo Inácio toma posse como presidente da Câmara Municipal esta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas 21 horas, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça.

O PSD venceu as eleições para a Câmara Municipal de Alcobaça com 36,1% , mas perdeu a maioria absoluta passando de quatro para três vereadores. O PS obteve 19,8% , mantendo os seus dois vereadores, seguido do CDS com 17,5% , que assim consegue obter representação no Executivo. A CDU obteve 12% dos votos e manteve o seu vereador no Executivo. Paulo Inácio foi reeleito presidente da Câmara Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

João Delgado é o candidato pela CDU à Câmara Municipal da Nazaré

A CDU da Nazaré anunciou a escolha de João Paulo Quinzico Delgado como seu cabeça-de-lista para a Câmara Municipal da Nazaré nas próximas eleições autárquicas.  “Com uma trajectória marcada pela liderança cooperativa — enquanto Presidente do Conselho de...

Joao Delgado

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222