Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Surfista Eric Rebiere salva a vida a três pessoas na praia da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eric Rebiere, um dos surfistas que se encontra na Nazaré no âmbito da missão “Garrett and Friends – Zon North Canyon”, salvou três pessoas que tinham sido arrastadas para o mar pelas ondas, na praia da Nazaré.

Duas mulheres e um homem, na casa dos 70 anos, turistas em duas excursões distintas, foram arrastados para o mar, na tarde de quinta-feira, 17 de outubro, por uma onda, quando passeavam à beira-mar.

A mulher, de Abrantes, foi transportada para o Hospital de Leiria, por ter ficado em estado grave. Os outros dois, de nacionalidade russa, recuperaram e recusaram ir para o Hospital.

O surfista Eric Rebiere estava a sair do restaurante a “Celeste”, quando viu umas pessoas dentro de água, a pedir ajuda.

“Entrei de imediato para dentro de água e avancei para a primeira. Um senhor de idade que quase perdia a consciência. Em seguida uma jovem rapariga e carreguei ambos para a margem. Quando já estava a deixar estas duas pessoas em terra voltei-me para trás e apercebi-me que a terceira pessoa já estava a boiar com a cabeça voltada para baixo.

Como já vinham algumas pessoas em terra prontas para ajudar com as duas primeiras vítimas deixei-as e comecei a nadar com todas as minhas forças para a terceira vítima. Pelo caminho pensava para mim mesmo, que já seria tarde e que caso as pessoas fiquem dentro de água mais que 5 min, mesmo que sobrevivam podem ficar com lesões sérias no cérebro. Mal alcanço o corpo da senhora, viro-a para cima e comecei a nadar para terra. Estou a chegar e terra e levo com um “set” em cima e perdi-a dos meus braços. Felizmente já estávamos muito perto de terra e várias pessoas que se encontravam no local agarraram-na. Já na praia maior parte das pessoas não sabia o que fazer, eu sabia que a tínhamos de colocar deitada de lado e fazer os procedimentos de primeiros socorros. Entretanto o Garret (McNamara) chegou e com a sua experiência a senhora voltou a respirar”, explicou Eric Rebiere, à publicação SurfTotal.

O surfista alertou ainda para a especificidade do mar da Nazaré. “Aqui a praia é como um autêntico “half pipe” e sendo assim a onda quebra com toda a sua força na praia. E o que acontece é que as pessoas que vão a passear junta à margem têm de ter em atenção que podem ser atingidas com a rebentação. Como maior parte delas não está habituada à força do oceano entra em pânico e afoga-se”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn