Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Surfista Eric Rebiere salva a vida a três pessoas na praia da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eric Rebiere, um dos surfistas que se encontra na Nazaré no âmbito da missão “Garrett and Friends – Zon North Canyon”, salvou três pessoas que tinham sido arrastadas para o mar pelas ondas, na praia da Nazaré.

Duas mulheres e um homem, na casa dos 70 anos, turistas em duas excursões distintas, foram arrastados para o mar, na tarde de quinta-feira, 17 de outubro, por uma onda, quando passeavam à beira-mar.

A mulher, de Abrantes, foi transportada para o Hospital de Leiria, por ter ficado em estado grave. Os outros dois, de nacionalidade russa, recuperaram e recusaram ir para o Hospital.

O surfista Eric Rebiere estava a sair do restaurante a “Celeste”, quando viu umas pessoas dentro de água, a pedir ajuda.

“Entrei de imediato para dentro de água e avancei para a primeira. Um senhor de idade que quase perdia a consciência. Em seguida uma jovem rapariga e carreguei ambos para a margem. Quando já estava a deixar estas duas pessoas em terra voltei-me para trás e apercebi-me que a terceira pessoa já estava a boiar com a cabeça voltada para baixo.

Como já vinham algumas pessoas em terra prontas para ajudar com as duas primeiras vítimas deixei-as e comecei a nadar com todas as minhas forças para a terceira vítima. Pelo caminho pensava para mim mesmo, que já seria tarde e que caso as pessoas fiquem dentro de água mais que 5 min, mesmo que sobrevivam podem ficar com lesões sérias no cérebro. Mal alcanço o corpo da senhora, viro-a para cima e comecei a nadar para terra. Estou a chegar e terra e levo com um “set” em cima e perdi-a dos meus braços. Felizmente já estávamos muito perto de terra e várias pessoas que se encontravam no local agarraram-na. Já na praia maior parte das pessoas não sabia o que fazer, eu sabia que a tínhamos de colocar deitada de lado e fazer os procedimentos de primeiros socorros. Entretanto o Garret (McNamara) chegou e com a sua experiência a senhora voltou a respirar”, explicou Eric Rebiere, à publicação SurfTotal.

O surfista alertou ainda para a especificidade do mar da Nazaré. “Aqui a praia é como um autêntico “half pipe” e sendo assim a onda quebra com toda a sua força na praia. E o que acontece é que as pessoas que vão a passear junta à margem têm de ter em atenção que podem ser atingidas com a rebentação. Como maior parte delas não está habituada à força do oceano entra em pânico e afoga-se”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter