Surfista Eric Rebiere salva a vida a três pessoas na praia da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eric Rebiere, um dos surfistas que se encontra na Nazaré no âmbito da missão “Garrett and Friends – Zon North Canyon”, salvou três pessoas que tinham sido arrastadas para o mar pelas ondas, na praia da Nazaré.

Duas mulheres e um homem, na casa dos 70 anos, turistas em duas excursões distintas, foram arrastados para o mar, na tarde de quinta-feira, 17 de outubro, por uma onda, quando passeavam à beira-mar.

A mulher, de Abrantes, foi transportada para o Hospital de Leiria, por ter ficado em estado grave. Os outros dois, de nacionalidade russa, recuperaram e recusaram ir para o Hospital.

O surfista Eric Rebiere estava a sair do restaurante a “Celeste”, quando viu umas pessoas dentro de água, a pedir ajuda.

“Entrei de imediato para dentro de água e avancei para a primeira. Um senhor de idade que quase perdia a consciência. Em seguida uma jovem rapariga e carreguei ambos para a margem. Quando já estava a deixar estas duas pessoas em terra voltei-me para trás e apercebi-me que a terceira pessoa já estava a boiar com a cabeça voltada para baixo.

Como já vinham algumas pessoas em terra prontas para ajudar com as duas primeiras vítimas deixei-as e comecei a nadar com todas as minhas forças para a terceira vítima. Pelo caminho pensava para mim mesmo, que já seria tarde e que caso as pessoas fiquem dentro de água mais que 5 min, mesmo que sobrevivam podem ficar com lesões sérias no cérebro. Mal alcanço o corpo da senhora, viro-a para cima e comecei a nadar para terra. Estou a chegar e terra e levo com um “set” em cima e perdi-a dos meus braços. Felizmente já estávamos muito perto de terra e várias pessoas que se encontravam no local agarraram-na. Já na praia maior parte das pessoas não sabia o que fazer, eu sabia que a tínhamos de colocar deitada de lado e fazer os procedimentos de primeiros socorros. Entretanto o Garret (McNamara) chegou e com a sua experiência a senhora voltou a respirar”, explicou Eric Rebiere, à publicação SurfTotal.

O surfista alertou ainda para a especificidade do mar da Nazaré. “Aqui a praia é como um autêntico “half pipe” e sendo assim a onda quebra com toda a sua força na praia. E o que acontece é que as pessoas que vão a passear junta à margem têm de ter em atenção que podem ser atingidas com a rebentação. Como maior parte delas não está habituada à força do oceano entra em pânico e afoga-se”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda