Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

S.A. Marionetas ganham prémio internacional

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Companhia S.A.Marionetas foi distinguida com o galardão de melhor espetáculo tradicional de rua no Wayang World Puppet Carnival 2013, o maior festival de marionetas do mundo, que decorreu em setembro, em Jacarta, na Indonésia.

“É um prémio importantíssimo para as marionetas portuguesas”, disse José Gil, adiantando que se “trata de um grande reconhecimento do trabalho feito numa zona do globo onde o teatro das marionetas é muito forte”.

A ‘S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos’ existe há 16 anos em Alcobaça, levou a Jacarta os espetáculos “Tubic”, que consiste numa conversa animada sem palavras entre os marionetistas e o tubista Gil Gonçalves, e o “Teatro Dom Roberto”, que representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas.

O Wayang World Puppet Carnival é organizado pela Associação de Marionetas da Indonésia e pela Fundação Arsari Djojohadikusumo. Contou com a participação de 64 grupos, de 46 países, que durante sete dias de apresentação, levaram a quatro espaços da capital indonésia, espetáculos de todo o mundo.

O evento insere-se no esforço daquele país em preservar o Património Oral e Imaterial da Humanidade que é o ‘wayang’ (marionetas, em língua indonésia), desde 2003.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter