Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

PS volta a governar a Nazaré 20 anos depois

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista venceu as eleições autárquicas de 29 de setembro, ganhando a presidência de todos os órgãos autárquicos a que se apresentou. Walter Chicharro é o novo Presidente da Câmara. Sucede a Jorge Barroso, independente eleito nas listas do PSD, que esteve à frente da autarquia nos últimos vinte anos.

O próximo executivo camarário será liderado por Walter Manuel Cavaleiro Chicharro. José Ramalhal Lopes (PS) ficará à frente da Assembleia Municipal da Nazaré, onde o PS não obteve a maioria dos votos, tendo conquistado oito mandatos (resultado dos 2.327votos).

José Filipe Ramalho (PS) na presidência da Junta de Freguesia de Famalicão; Rui Pirralho (PS) como presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades e João Formiga (PS) será o novo presidente da Junta de Freguesia da Nazaré.

No total, o PS, liderado por Walter Chicharro, obteve 2.683 votos (36,9% ); o PSD, que lançou Miguel Sousinha como candidato à Câmara, arrecadou 1.657 votos; e o Grupo de Cidadãos Independentes, liderado por António Trindade, conquistou 722 votos. Estes serão os partidos e movimento que terão representação no próximo executivo camarário.

Longe da vereação ficaram Alberto Madail, pelo movimento Nazaré Viva, que arrecadou 589 votos; a CDU, liderada por João Paulo Delgado, com

453 votos; o MPT, cuja candidatura foi liderada por António Salvador, com 430 votos; o CDSPP, liderado por Joel Vinagre, 195 votos e o BE, liderado por Joaquim Piló, 172 votos

Para estas eleições estavam inscritos 14.450 eleitores. Votaram 7.332 eleitores para a Câmara Municipal (50,74% ). A abstenção situou-se nos 49,26% .

Constituição do próximo executivo municipal da Nazaré

Walter Manuel Cavaleiro Chicharro (PS)

Manuel António Águeda Sequeira (PS)

Regina Margarida Piedade Matos (PS)

Rita Sanches Bento Varela (PS)

Luís Miguel Rodrigues Sousinha (PSD)

Maria de Fátima Lourenço Duarte (PSD)

António Gordinho Trindade (GCICN)

Constituição da Assembleia Municipal da Nazaré

José Ramalhal Lopes (PS) Orlando Jorge Rodrigues (PS) Luísa Ricardo Alves (PS) Salvador Portugal Formiga (PS) Mário Moita Abegão (PS) Maria Celeste Cardador (PS) José Cesário Moreira (PS) Valter Lameiro Soares (PS) João Portugal Formiga (Junta da Nazaré) (PS) Rui Pirralho (Junta Valado) (PS) José Filipe Ramalho (Junta Famalicão) (PS) Jorge Codinha Antunes Barroso (PSD) Joaquim Ascenção Pequicho (PSD) Sónia Margarida da Conceição (PSD) António Bruno Vidal (PSD) PSD – António Pereira Nunes (PSD) Martinho de Oliveira Rosa (NV) Zélia Maria Pisoeiro (NV) Abílio Januário Marques (GCICN) Vitor Pereira Parreira (GCICN) António Manuel Caria dos Santos (CDU) Alexandre Isaac (CDU) Graciano Carvalho Dias (MPT) Jorge Gaspar Ribeiro (BE)

Composição do novo executivo camarário:

Walter Chicharro – Próximo Presidente de Câmara da Nazaré (PS) Nascido em Porto Alexandre, Angola, vem para a Nazaré, em Setembro de 1975. Filho de nazarenos, Joaquim Chicharro e Mª Edite Pitorra Chicharro, é na Nazaré que cresce e estuda.

Frequenta a escola primária do Sítio, seguido do Externato D. Fuas Roupinho onde completa o ensino secundário.

Licencia-se em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) entre

1988/89 e 1993/94.

Em 2003 completa uma pós-graduação em Comunicação e Marketing na ESEL em Leiria.

Foi profissional da indústria farmacêutica desde 1995, tendo chegado ao topo de carreira numa empresa multinacional americana. Atualmente trabalha como consultor externo na mesma indústria.

Foi presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Nazaré entre 2009 e 2012 e é líder do Movimento Pró-Sítio.

No PS, foi deputado municipal e líder de bancada no mandato 2005/2009.

Nas legislativas de 2011 foi o sexto nome na lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo distrito de Leiria.

Manuel Sequeira – vereador (PS)

Manuel António Águeda Sequeira, nasceu e vive na Nazaré, é professor de biologia e geologia no Externato Dom Fuas Roupinho, na Nazaré, desde 1981.

Com frequência universitária no curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, Manuel Sequeira trabalhou em jornalismo, para além de ter marcado grande presença em Associações locais da Nazaré.

Regina Piedade – vereadora (PS)

Regina Margarida Amada Piedade nasceu na Nazaré a 26 de Julho de 1976.

Concluiu o 12º ano na área de Humanidades, na Escola Secundária D.

Inês de Castro em Alcobaça.

Licenciou-se em Direito em 2001, na Faculdade de Direito, na Universidade de Coimbra, Em 2001, nessa mesma instituição fez uma especialização na Área Jurídico – Penais.

No seu vasto curriculum formativo, destaque ainda para as formações em Gestão Desportiva, Consultoria de Gestão e em Contratos de Consumo Atualmente exerce a profissão de Advogada e representa o PS na Assembleia de Junta de Freguesia de Valado dos Frades.

Rita Varela – vereadora (PS)

Nasce a 06 de fevereiro de 1975, na Nazaré. É Eng.ª Civil de profissão, e trabalha atualmente na empresa CONSULGAL – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A.

Habilitações académicas: Pós graduação em Eng.ª Sanitária; Pós graduação em Higiene e Segurança no Trabalho; Curso de formação de formadores; Licenciado em Eng.ª Civil.

Miguel Sousinha – vereador (PSD)

Natural da Nazaré, vila onde vive, nasceu a 21 de Maio de 1971.

Estudou economia na UAL. Empresário ligado à hotelaria, Miguel Sousinha foi, durante seis anos, presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima. É, atualmente, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Nazaré Qualifica.

Fátima Duarte – vereadora (PSD)

Natural da Nazaré, Fátima Duarte estudou no Externato D. Fuas Roupinho, frequenta Sociologia na Universidade Aberta e é administrativa de profissão. Foi deputada municipal durante 8 anos, pelo PSD, representante da ACES-ON e deputada intermunicipal.

António Trindade – vereador (GCICN)

Natural da Nazaré, vila onde vive, António Gordinho Trindade foi presidente de Junta de Freguesia da Nazaré e, nos últimos oito anos, vereador na Câmara Municipal da Nazaré (independente no 1º mandato; independente na lista do PS no 2º mandato). Este antigo técnico da segurança social, foi fundador da Associação de Alojamento Particular da Nazaré, estando, desde sempre, muito ligado ao associativismo em geral. É, em termos profissionais, prestador de serviços.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Nazareno Miguel Cardina lidera lista do BE em Coimbra

Miguel Cardina é cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Coimbra, local onde o partido não elegeu qualquer deputado nas últimas eleições para o Parlamento. Historiador e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o nazareno...

miguel cardina