Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
Candidato do PS

Walter Chicharro – “Para todos aqueles que gostam do seu concelho a solução deve ser PS”

Cátia Nunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Walter Chicharro nasceu em Angola, mas foi na Nazaré que cresceu e estudou. Licenciou-se em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa e em 2003 completou uma pós graduação em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Educação de Leiria. Foi presidente do Conselho Geral de Agrupamentos de Escolas da Nazaré, é líder do movimento Pró-Sítio e é, neste momento, o candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal da Nazaré. Revela que uma das motivações para a sua candidatura deve-se à vontade “de retirar o concelho do marasmo em que se encontra há 20 anos”, isto é, um concelho, segundo o próprio, “completamente abandonado, desmazelado e sem condições para que os jovens possam nele trabalhar”.

Posição do PS quanto ao PAEL e à privatização das águas

O candidato do PS afirma a sua posição contra o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e sublinha o facto de que “não é esse o caminho”, garantindo que “o PS tem propostas para apresentar e resolver o problema da dívida da Nazaré.”

Apesar do PSD dizer que não haverá despedimentos, o Partido Socialista contrapõe dizendo que não só isso acontecerá como “também vão ser aumentados os impostos”. Revela que o seu percurso “não vai pela redução de pessoal, mas sim pela questão da despesa corrente”, ou seja, “as despesas relacionadas com a iluminação pública, resíduos sólidos urbanos, gastos no estádio e outros”, em que se propõe a “por exemplo, trocar o relvado natural pelo sintético” e a ter um “controlo com todos os outros gastos.”

Walter Chicharro afirma que “a posição do PS é diferente à dos outros candidatos”, assegurando que sempre foi contra a privatização dos serviços de água e do saneamento do concelho.

“A Nazaré, para sobreviver, necessita de atrair investimento, fixar empreendedores e trazer empresas para o concelho onde empregar pessoas”. Isso fará com que haja “mais gente a trabalhar e mais gente a receber” e, desta maneira, “mais pessoas a pagar impostos e a consumir no concelho”. Por efeito, “as empresas do concelho vão pagar mais impostos por faturarem mais”.

O cabeça de lista do PS revela que há a “necessidade de fazer uma auditoria às contas da Câmara” e esse será o primeiro ato público que pretende fazer caso seja o eleito pelos nazarenos, porque “há muito para descobrir e é muito difícil governar uma casa sem saber aquilo que se tem em mãos”.

Internacionalização das empresas na Nazaré

O candidato diz que esteve, no mês de abril, no Canadá, porque “há uma larga comunidade nazarena nas cidades de Toronto e Leamington com tremendo sucesso”, frisando o facto de que “o presidente de Câmara deve saber atrair investimento e deve ajudar à internacionalização das suas empresas”.

Afirma que esta visita ao Canadá visou uma série de objetivos, ou seja, “contactar com a comunidade nazarena que paga impostos na Nazaré, tem casa na Nazaré, tem relação com o Município da Nazaré e tem uma saudade enorme da Nazaré” e, por outro lado, “contactar com empresários portugueses e, eventualmente, até canadianos. que tenham vontade de trazer um pouco do seu sucesso para o concelho da Nazaré”

“Da minha parte desenvolver a Nazaré e trazer empresas e indústria para cá. Da parte deles ter uma nova forma de aumentar os negócios”, assegura Walter Chicharro como um dos seus objetivos.

Revela também que esteve reunido com um empresário russo da área do turismo, “que tem casa na Nazaré e tem trazido muita gente ao concelho e que quer sair da Rússia e internacionalizar os seus negócios”.

Mostra disponibilidade para resolver “aquele que é o principal problema da Nazaré: a criação de emprego”.

Investimento na Nazaré

Para investir no concelho e, desta forma, gerar mais emprego, Walter Chicharro apresenta propostas nesse sentido, tais como, “continuar a elaborar a transformação do pescado e fazer uma incursão pelas conservas, visto que são um produto gourmet”.

Outra área em que o candidato aposta é a aquacultura, sublinhando o facto de já estar a trabalhar com investidores, “onde há possibilidade de, a breve prazo, um negócio de aquacultura ser instalado na Nazaré”.

Quanto à área de localização empresarial, diz que já tem assinalada “uma empresa na área dos moldes de um concelho vizinho à Nazaré”, que poderá, a muito breve prazo, ter disponibilidade e dinheiro para se mudar para Valado dos Frades”.

Na questão do turismo informa que tem feito reuniões com alguns empreendedores e “foi possível perceber que mantêm a intenção de instalar os projetos no concelho”, revelando ainda que “a partir do dia em que tomar posse a equipa do PS estará disponível para ajudar a implementar esses projetos”.

Falando ainda da questão das obras públicas e de requalificação de espaços públicos do concelho, o candidato assegura que são obras que “têm de ser feitas com custos pequenos que permitam ser candidatadas a verbas comunitárias”.

Walter Chicharro tem também projetos para a marginal, um dos quais consiste na criação de “uma via velocipédica e de corrida para a prática de desporto”, e para o porto de pesca, que envolve a “reparação do espaço onde são atracados os barcos, tão fundamental para a atividade dos pescadores da Nazaré”, frisando que “isso trará mais-valias para os agentes económicos do concelho”.

Ao falar da onda que ficou conhecida em todo o Mundo, Walter Chicharro afirma que isso “tem atraído muita gente, mas não tem deixado o dinheiro que um projeto daqueles pode e deve deixar na Nazaré.” Neste ponto de vista, declara que tem ideias nessa área dos eventos ligados ao mar, acreditando que “se pode fazer muito mais e a Nazaré vai dar uma viragem nesse ponto”.

Walter Chicharro apela ao voto pelo PS porque declara que “esta equipa não tem nada a ver com estes últimos 20 anos. Não gerou dívida, nem deixou o concelho no estado desmazelado, sujo, abandonado e com dificuldades claras em todos os estratos sociais”.

“Para todos aqueles que, de alguma maneira, gostam do seu concelho a solução para ele pode e deve ser PS”, declara o candidato, mostrando que está “disponível para servir o município e os munícipes da Nazaré com vontade e muito empenho e com uma equipa com competências das mais variadas áreas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal