Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
Candidato do BE

Joaquim Piló – “Temos que obrigar o governo a mudar e o BE faz propostas nesse sentido”

Cátia Nunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pescador de profissão e dirigente sindical há mais de 20 anos, Joaquim Piló é o candidato à presidência da Câmara Municipal da Nazaré pelo Bloco de Esquerda. Diz que será “Bloco de Esquerda até morrer” e aquilo em que acredita e defende com prioridade é a “luta pelos interesses dos trabalhadores”.

Motivação da candidatura

O candidato confessa que a sua participação para ser eleito presidente deve-se ao facto de esta ser a sua terra e porque sempre esteve atento “ao percurso feito durante 20 anos de poder que levaram à degradação a que a Nazaré chegou, com uma dívida monstruosa deixada aos munícipes”.

“A única coisa que prometemos é trabalho e fazer com que as pessoas participem na vida ativa do município”, revela Joaquim Piló, considerando ser algo fundamental para o desenvolvimento do concelho.

Porto de pesca mal feito

O bloquista refere que “a pesca foi sempre um setor mal-amado dos governos durante todo este tempo” ironizando o facto de isto acontecer “com um povo que é o segundo maior consumidor de peixe do mundo”.

Segundo o candidato, tanto ele como os próprios pescadores, são da opinião de que o porto da Nazaré “está mal feito desde o início”. Aquilo que defende é que “devia ser um porto de pesca e um pequeno porto comercial, mas, infelizmente, em Portugal fazem-se obras para hoje e não para o futuro”.

“Com fábricas na Marinha Grande, Alcobaça e Leiria isto podia ser uma mais-valia para o desenvolvimento da Nazaré, uma vez que esta poderia ser um pequeno porto comercial”, mas acrescenta que fazer uma transformação “é muito complicado, porque o Estado não tem dinheiro“.

“Tem de haver subsídios para fazer embarcações novas”, diz o candidato, apelando aos pescadores para que “se revoltem e exijam melhorias ao governo”.

Joaquim Piló critica o facto de Cavaco Silva ter sido “um dos obreiros da destruição da frota nacional, em que a pesca foi a moeda de troca para fazer estradas”, acusando-o de ter derrubado “60% da frota nacional”.

Revela ainda que “os pescadores que trabalham por contra de outrem são os que mais sofrem” e nos dias de hoje, segundo o candidato, veem-se muito reformados a trabalharem por conta própria “porque a reforma deles é miserável”.

PAEL como medida de austeridade

Quanto ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), Joaquim Piló revela que é contra e acredita que este vai causar ainda “mais despedimentos e salários mais baixos”.

“Vão pedir aos cidadãos para pagarem a dívida da qual não são culpados”, adverte. Uma dívida de mais de 40 milhões de euros alimentada durante 20 anos por esta “troika chamada PAEL”, vai deixar a Câmara Municipal “atada de pés e mãos”, desse modo, se chegar a ser eleito presidente da Câmara da Nazaré, Joaquim Piló divuga que a primeira coisa que vai fazer é “uma auditoria às contas da Nazaré para saber como se gastou, onde se gastou e o que se fez com este dinheiro que provocou a dívida“.

“Se houver um problema em que a Câmara não possa pagar uma prestação, automaticamente ficará sem todas as verbas que os municípios têm direito e é um problema grave que se tem de resolver”, conclui o candidato em relação à questão do PAEL.

Formas de intervenção para o combate ao desemprego

Joaquim Piló frise que o desemprego é um “flagelo gravíssimo no nosso país”, acrescentando o facto de ser um problema nacional em que “se não houver mudanças, o que ainda está para vir vai aumentar mais a miséria”.

Um dos seus objetivos no concelho da Nazaré será o de dar apoio, na área escolar, tanto a nível de cantinas como de manuais, “a famílias que tenham graves problemas financeiros” e também “alterar a forma como é feita a venda de pescado e explorar o mar em todos os sentidos, como por exemplo, na vela e na forma de promover o turismo”.

O candidato do BE afirma que “a população tem de dar um cartão vermelho ao PSD porque eles vão continuar com mais desemprego, miséria e aumento do custo de vida”.

Apelo ao voto

O candidato manifesta o interesse em resolver o problema da falta de dinheiro e afirma que a melhor maneira disso acontecer é “discutir com o governo um plano de ajustamento”.

“Temos de obrigar o governo a mudar e o BE faz propostas nesse sentido. Estamos do lado dos cidadãos e apelamos às pessoas que, quando chegar a hora de votar, façam uma análise profunda destes 20 anos de governo do PSD”, conclui Joaquim Piló.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval

Despiste aparatoso junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão

Uma mulher de 37 anos sofreu ferimentos ligeiros após uma queda aparatosa do veículo que conduzia, ao princípio da manhã do passado dia 19, na ravina junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão. O despiste aconteceu entre as seis e meia e as sete da manhã, numa...

despistepousada