Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C

Pólo de Investigação da Universidade de Coimbra em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade poderá ser entregue à Câmara Municipal de Alcobaça. O Ministério da Agricultura já contactou a Câmara sobre o futuro da Estação, que se encontra inativa há algum tempo, e a possibilidade do edifício passar para a tutela da autarquia.

Os custos calculados da manutenção desta vasta área ocupada pela Estação e a história de uma entidade que durante décadas desempenhou um papel essencial no apoio aos agricultores e ao desenvolvimento da fruticultura da Região, levaram o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, a desenvolver, entretanto, alguns contactos de preparação do futuro deste equipamento, nomeadamente com a Universidade de Coimbra.

O objectivo é que a “Estação Nacional de Fruticultura possa reassumir o seu antigo prestígio, e volte a ser pólo de investigação, ao serviço dos agricultores da Região”, explicou o autarca.

Ainda de acordo com Paulo Inácio, a vice reitora da Universidade de Coimbra mostrou disponibilidade para a instituição universitária, que representa, vir a integrar, de futuro, esse pólo de investigação.

O autarca já apresentou o caso ao nível do conselho executivo da oestecim com o intuito da recuperação da Estação entrar no próximo quadro comunitário, de 2014-2020.

Paulo Inácio argumentou que “a transformação da estação num moderno pólo de investigação agrícola deveria ser olhada como um projeto do oeste”.

“Está a ser tratado no âmbito do próximo quadro comunitário. Temos que o consolidar como um projeto do oeste e apresenta-lo a fundos comunitários, assegurando que temos conhecimento científico e universidades com prestígio e com disponibilidade para este efeito”, adiantou o autarca.

A Estação Vieira Natividade teve, no passado, um papel preponderante no apoio aos agricultores. Mas nos últimos anos a atividade diminuiu, encontrando-se, atualmente, em manutenção e a aguardar por uma solução de futuro.

A vontade de transformar a Estação criada por Vieira Natividade num pólo moderno de investigação agrícola ao serviço da Região é um plano de futuro de Paulo Inácio, que já começou a reunir algumas entidades para lançar a reabilitação daquela entidade às ajudas do próximo quadro comunitário de apoios.

A Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade (ENFVN), assim designada por decreto em reconhecimento dos “incontestáveis e notáveis serviços prestados pelo Prof. J. Vieira Natividade, à causa da fruticultura”, possuiu departamentos de Biologia e Nutrição de Fruteiras, de Pomóideas e Prunóideas, de Citricultura e de Olivicultura, tendo sido constituída como um serviço operativo do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA) e dos institutos que lhe foram sucedendo: INIAER, INIA e INIAP.

Com a criação do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, I.P., foi extinta tendo sido criado Centro de Actividades de «Fruticultura», através da Deliberação n.º 2551/2008, de 15 de Setembro de 2008, do conselho directivo do INRB, I.P., publicada no DR n.º 184, II Série de

23 de Setembro de 2008.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca