Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Obras de Requalificação da Praça João de Deus Ramos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já foram inauguradas as obras de requalificação do espaço urbano e modernização da Praça João de Deus Ramos, em Alcobaça.

O elemento “água” é a base desta obra, inaugurada no dia 20 de agosto, feriado municipal, que se transformou num novo espaço de lazer no centro da cidade, com jardim, lagos, um dos quais com uma cascata, onde os utilizadores se poderão refrescar sempre que a temperatura o pedir; sanitários; bar, que será concessionado; e biblioteca digital, que disponibilizará vários serviços aos frequentadores, tais como a leitura ou consulta de livros, a partir do espaço público com através de IPad’s.

“Trata-se de um espaço para os locais e para os turistas. É um novo local requalificado na zona envolvente da cidade, um parque central da cidade, com qualidade, com o objetivo de as pessoas usufruírem de um espaço, antes, abandonado”, afirmou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.

“Criando condições de vida para nós, estamos, também, a apostar o turismo”, salientou.

A intervenção, traduzida na requalificação do espaço urbano e na modernização e uniformização de infraestruturas específicas, privilegiou o conforto e as condições de fruição da cidade, ao nível funcional e ambiental.

O projeto evidencia a pedonalização da zona envolvente ao mercado e valoriza os jardins públicos da zona envolvente ao tribunal e dos Paços do Concelho, interligados por um espaço de recreio e lazer.

Orçadas em 1,5 milhão de euros, com financiamento do QREN em 80% , e os restantes 20% assumidos pela autarquia, a intervenção efetuou, ao nível das infraestruturas, a separação da rede dos esgotos pluviais e dos domésticos, bem como um sistema de abastecimento de água; enquanto na superfície efetuou a reconfiguração do espaço urbano.

Em termos de circulação automóvel, apenas a Rua Judite Neves Vasco deixou de receber trânsito, passando a fazer, em vez disso, a união dos jardins existentes. Todas as restantes áreas mantêm as suas funções de tráfego rodoviário.

As escadarias do Tribunal Judicial de Alcobaça e o alargamento do passeio na rua Eduíno Borges Garcia, os jardins dos Paços do Concelho e os que circundam a Praça João de Deus Ramos foram alguns dos alvos da requalificação, agora inaugurada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca