Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Gravíssimo! 3º Festival e Academia Internacional de Metais Graves.

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se de 4 a 7 de Setembro o “Gravíssimo”, um Festival e uma Academia Internacional, que reúne em Alcobaça os melhores músicos de metais graves.

A iniciativa, promovida pela Academia de Música de Alcobaça (AMA), já tem inscrições abertas e conta com direção artística dos consagrados músicos alcobacenses, como Sérgio Carolino e Hugo Assunção.

Trata-se de um “verdadeiro acontecimento musical no domínio dos instrumentos de metais graves, iniciativa que, após as suas duas primeiras edições (2010 e 2011), este ano torna a dar um salto no seu ambicioso percurso assumindo uma nova imagem e denominação:

Gravíssimo! 3º Festival e Academia Internacional de Metais Graves”, refere a organização.

O evento realiza-se na AMA e no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Destina-se a estudantes de música de Conservatórios, Escolas Profissionais, Academias, Institutos Politécnicos e Universidades, acolhendo ainda a participação de músicos amadores que estejam interessados em desenvolver o seu nível técnico e artístico.

Os metais graves serão o fio condutor do evento, que transportará os participantes deste encontro entre masterclasses, colóquios, apresentações de jovens solistas e recitais dos músicos convidados com a colaboração inestimável da exímia pianista húngara Aniko Harangi, e a estreia da versão júnior dos Mr SC & The Wild Bones Gang.

O grupo “sénior” Mr SC & The Wild Bones Gang fará a apresentação de obras originais, retiradas de um impressionante espólio eclético e abrangente a um nível planetário, onde serão estreadas obras pelo compositor português Jorge Salgueiro e pelo trombonista, compositor e maestro Sueco Christian Lindberg.

Sérgio Carolino (Tuba Principal da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Artista Internacional Yamaha, Professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto) e Hugo Assunção (Primeiro Trombone da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Professor de Trombone na Universidade de Évora e Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa) são os embaixadores e anfitriões em terras de Cister, acolhendo neste evento músicos das mais diversas proveniências e backgrounds: Gabriel Antão, Ricardo Antão, Ko-Ichiro Yamamoto, Demondrae Thurman, Mike Forbes, Javier Colomer, Paulo Perfeito, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...