Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

EM PROL DA DEMOCRACIA

António Salvador

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O descrédito dos partidos do poder é enorme devido à situação a que chegámos e ao facto de muitos verem os lugares da política como uma profissão e uma forma de terem o que nunca teriam (e estamos “cheios deles”!). Por isso a Democracia está em crise. A maior parte dos cidadãos competentes nas suas profissões ou atividades empresariais não quer estar nesses cargos da política por saber o que “por lá anda”. Como os compreendemos… Mas será que temos o direito de não assumir a nossa responsabilidade e deixar que isso aconteça?

Não me parece. Por isso, defendo que os bons cidadãos, competentes e independentes, devem assumir as suas responsabilidades, públicas ou políticas, mas apenas durante algum tempo (concordo com o limite de mandatos nos cargos políticos). E depois venham outros. Afinal, é assim nas associações e organizações da sociedade civil.

Não concordo com os críticos de bancada que, quando o podem fazer, não assumem o seu dever público. Mas, infelizmente, tenho de ser solidário com aqueles que têm medo do poder, pois todos sabemos que, para manter o poder, há quem faça e utilize todos os meios ao seu alcance. Todos!

Chegou o momento de lutar contra isso. É agora. Tem de ser agora e já!

Não podemos adiar o futuro, nosso e dos nossos filhos. Há que chamar pessoas competentes para assumir o papel de gestores públicos, durante algum tempo, cumprindo o seu dever cívico. Depois outros virão.

Dizem que, nas próximas eleições, os eleitores vão estar muito repartidos por existirem muitas listas. Por alguns, pode ser visto como sinal de vitalidade da Democracia porque as pessoas têm mais opções (em quantidade). Por outros, poderá ser visto como sendo apenas “dividir para reinar”.

Para mim, pode significar que há muita gente a querer a mudança! Por isso, assumem o seu papel neste processo.

Fico muito contente por ainda ser possível ter uma equipa com competências, técnicas ou outras, formada por pessoas que estão dispostas a ajudar a população do seu concelho, sobretudo porque, apesar de terem a sua vida organizada e, profissional ou economicamente, serem independentes, estão dispostas a dar do seu tempo para a causa pública e para o bem comum. A estes, o meu bem-haja.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1