Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

“Despacho da Câmara da Nazaré que diz que não existiu cobrança efetiva de derrama, reportada ao ano económico 2012 não corresponde à verdade”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António Salvador, eleito na lista do PSD e atual candidato pelo MPT, levou o problema do imposto municipal da Derrama (imposto que incide sobre o lucro) com taxa de 1,5% que foi cobrado às empresas na Nazaré referente ao exercício de 2012 e que só deveria acontecer sobre 2013, à ordem do dia da reunião de Câmara da Nazaré que decorreu no passado dia 22 de julho.

Apesar do assunto estar agendado, António Salvador achou urgente alertar o presidente da Câmara, sobre o despacho que Jorge Barroso fez para enviar ao Ministério da Finanças relativamente à correção da Derrama alegando que “dizer que não houve cobrança por parte da Câmara Municipal do valor da derrama é absolutamente falso”. “Apesar de não haver transferência do Ministério das Finanças para a Câmara Municipal, a verdade é que a cobrança já existiu”, afirma, o candidato pelo MPT. Segundo António Salvador, “é durante o mês de maio com a entrega do modelo 22 do IRC que todas as empresas do concelho fizeram o pagamento às Finanças. Pode perguntar isto a qualquer contabilista que tenha feito as contas dessas empresas”, apontou, o autarca. António Salvador garante que “todos os empresários do conselho da Nazaré pagaram a derrama relativamente ao ano 2012 durante o mês de maio”. “Se não consta na consulta que foi feita em nome do Município da Nazaré é porque as Finanças ainda não transferiram o montante (cerca de 70 mil euros) para a Câmara ”, acrescentou, o autarca.

António Salvador é da opinião que o Presidente da Câmara não deveria ter assinado o despacho porque quando diz “que ainda não existiu cobrança efetiva de derrama, reportada ao ano económico 2012”, “não corresponde à verdade”.

Sobre a derrama, António Trindade, do PS, sustentou que também gostaria que o despacho fosse acompanhado de uma correção.

Jorge Barroso, referiu que não iria retificar “aquele despacho” mas está disposto a fazer outro “despacho retificando aquele parágrafo”.

António salvador quer saber em que nome está o alvará da Escola Profissional da Nazaré

António Salvador voltou a questionar sobre a quota na sociedade comercial “Nazaré Forma (EPN) (Escola Profissional da Nazaré) que a empresa Nazaré Qualifica vendeu. O autarca pediu esclarecimentos relativamente ao alvará da Escola Profissional da Nazaré. “A Escola abriu com o alvará público. Agora que a Nazaré Qualifica vendeu a cota em que nome está a funcionar o alvará”, apontou, o candidato pelo MPT que pretende que os serviços lhe informem se “houve transferência para o privado”.

Recorde-se que António Salvador considera que o negócio de venda da quota não tem eficácia jurídica porque não teve o consentimento prévio por parte do órgão executivo, que é quem representa a entidade pública conforme refere a lei.

Aprovada proposta de entrega de subsídio aos bombeiros

O executivo camarário aprovou nesta reunião de Câmara, por unanimidade, a proposta do presidente da Câmara para a atribuição de uma comparticipação financeira à Associação de Bombeiros Voluntários da Nazaré de um subsídio no valor de seis mil euros para fazer face às dificuldades que atualmente vivenciam.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb