Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Movimento “NazaréViva” concorre às eleições para salvar o Concelho da bancarrota

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As eleições autárquicas de 29 de setembro vão ser disputadas por vários candidatos. Alberto Madaíl, cabeça de lista pelo Movimento “Nazaré Viva” apresentou, recentemente, as suas razões para se lançar numa candidatura à presidência do Município da Nazaré.

Servir o Concelho da Nazaré no seu todo e a “desilusão pela gestão autárquica dos últimos anos” são duas das razões apontadas.

Para o candidato “o aumento da dívida é incomportável”, e “a Câmara da Nazaré está tecnicamente falida (insolvente)”, e “a soberania do Concelho” em causa.

As críticas do Movimento não se ficam por aqui, e falam em “má gestão dos recursos financeiros, vindos da Administração Central, Fundos Comunitários e receitas próprias, correntes e de capital”, e do “sentimento de empobrecimento”, do agravamento dos impostos e taxas e das “obras públicas prometidas que estão por arrancar ou concluir”.

Pelas contas do candidato “a degradação continuada da imagem da Nazaré e da qualidade de vida das populações é uma realidade, sendo o nosso défice local muito superior ao défice nacional, a rondar os 400% do PIB local”.

Também a limpeza dos espaços públicos é criticada pelo candidato que fala em falta de higiene das ruas e praças do Concelho, assim como do estado da economia local, que é de “agonia em virtude da dívida da Câmara”.

Das propostas para melhorar o estado do concelho, Alberto Madaíl destaca que, deteados os problemas, a sua candidatura irá aplicar uma solução adequada “para salvar o Concelho da Nazaré da bancarrota, moralizar a gestão autárquica e simultaneamente promover e impulsionar o progresso, acarinhando e apoiando “todo o investimento” que gere riqueza e emprego no Concelho”.

“Serão publicitados incentivos e cedido apoio operacional a todo o investimento, através duma estrutura a criar que terá como principal função promover a atratividade do Concelho da Nazaré para as suas diversas valências, pesca, agricultura, turismo, indústria e energias renováveis, como exemplo”, refere o candidato.

O Porto de Abrigo é para o candidato uma prioridade, “um pólo fundamental da economia local, gerador de riqueza, defendendo que um melhor resultado do equipamento só será possível se este também tiver gestão da Câmara.

A ALE – Área de Localização Empresarial do Valado dos Frades é outra das prioridades, que elege a “atração de empresas para investir e criar emprego” como imperativo.

Ao nível da educação, o Centro Escolar de Famalicão, único dos três previstos na Carta Escolar que não foi concluído, “será analisado em concertação com a Junta de Freguesia e a população, para encontrar eventual solução viável e exequível, reformulação do projeto inicial caso necessário”, refere o candidato.

Quanto a equipamentos que confiram maior qualidade de vida e melhorem o aspeto da sede do concelho, Alberto Madaíl defende como “prioritária”, a conclusão da obra do Teleférico, entre a Pederneira e a praia da Nazaré, e a Requalificação das zonas urbanas mais necessitadas como uma preocupação.

A colaboração com organizações humanitárias, Bombeiros Voluntários da Nazaré, Confraria de Nª Sª da Nazaré, Centro Social de Famalicão, Centro Social de Valado dos Frades e Associação dos Dadores de Sangue de Valado dos Frades, tem a classificação de “prioridade máxima” da candidatura de Alberto Madaíl que esclarece que não se trata de uma candidatura “contra ninguém”, mas antes uma candidatura “exclusivamente dedicada à defesa intransigente do nosso Concelho no seu todo, sem esquecer as freguesias”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Nazareno Miguel Cardina lidera lista do BE em Coimbra

Miguel Cardina é cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Coimbra, local onde o partido não elegeu qualquer deputado nas últimas eleições para o Parlamento. Historiador e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o nazareno...

miguel cardina