Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Banco de Troca de Manuais Escolares Usados

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de escolas da Nazaré (APAEN) está a promover um Banco de Troca de Manuais Escolares Usados para colocar ao dispor dos alunos do agrupamento de escolas da Nazaré já para o próximo ano lectivo.

“Promover o respeito pelo livro e a reutilização dos manuais escolares, diminuir os custos financeiros na aquisição de manuais escolares por parte das famílias dos alunos, promover o espírito de partilha e de solidariedade social, incentivar boas práticas no âmbito da educação ambiental, no sentido de combater o desperdício, proteger o ambiente e uma gestão mais proveitosa do papel, são os objectivos deste Banco de Troca de Manuais Escolares Usados, que surge no âmbito do projeto

A iniciativa surge para num contexto de dificuldades financeiras para grande parte das famílias e instituições, e numa altura em que se prepara a aquisição dos manuais escolares para o novo ano letivo, um investimento que se torna complicado quando existe mais do que um filho e o rendimento disponível é reduzido.

“Este banco tem simultaneamente uma índole social, económica e ambiental, aliviando o custo financeiro dos Encarregados de Educação ao mesmo tempo que combate um desperdício de manuais em bom estado, passiveis de serem reutilizados”, explica a Associação, que espera pelo envolvimento da comunidade educativa, para que o projeto tenha sucesso.

“Implementar esta troca e reutilização é promover boas práticas de responsabilidade social e ambiental”, refere a Associação, para quem “o intercâmbio de livros através do banco de manuais escolares usados significa concretizar uma rede social com a consciência alerta para o valor dos livros através da partilha entre famílias e entre alunos”.

Além dos manuais escolares usados, também os livros que já não estejam dentro do período legal de adopção, mas que se encontrem em bom estado de conservação, serão recolhidos, selecionados e encaminhados para instituições que habitualmente fazem campanhas de recolha de manuais escolares para enviar para outros países de língua oficial portuguesa.

A doação e solicitação dos manuais usados serão feitas nas juntas de freguesia, no âmbito de uma parceria entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Nazaré, o Agrupamento de Escolas da Nazaré, o Município da Nazaré, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do 1º Ciclo de Valado dos Frades, a Freguesia da Nazaré, a de Freguesia de Valado dos Frades e a Freguesia de Famalicão, com vista à implementação do projecto “Tu dás, Eu recebo, Nós partilhamos”.

O processo de doação de manuais escolares decorrerá durante a última quinzena de junho e cada mês de julho nos locais indicados na publicitação do projecto.

Os locais de recolha serão os indicados pelo Agrupamento de Escolas da Nazaré, a Freguesia da Nazaré, a Freguesia de Valado dos Frades e a Freguesia de Famalicão.

O processo de entrega dos manuais escolares terá lugar na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Amadeu Gaudêncio, preferencialmente, nas duas primeiras semanas de setembro.

Além deste banco de manuais escolares usados, os alunos do ensino básico do concelho da Nazaré contam, ainda, tal como em anos anteriores, com o apoio social da Câmara para as refeições e para a aquisição de manuais escolares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados