Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

SPAL integra grupo em missão empresarial na Argélia

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Banco Espírito Santo (BES) lidera uma missão empresarial à Argélia, que arrancou na terça-feira, com 42 empresas, na área de materiais de construção e do setor alimentar, noticiou a agência Lusa.

A SPAL, empresa de porcelanas sediada em Valado dos Frades, é uma das empresas que integra este grupo.

Em Argel, o grupo terá “uma jornada de trabalhos muito intensa com encontros bilaterais entre as empresas portuguesas e argelinas”, disse Ricardo Bastos Salgado, diretor coordenador do departamento Corporate Banking (BES) aquela agência.

“A Argélia é um país com uma população de 37,9 milhões, muito jovem, e em que a dívida pública é inferior a 9% do PIB [produto interno bruto]”, indicadores que apontam aquele país como uma oportunidade de crescimento das empresas portuguesas.

O BES tem “uma expectativa muito positiva” em relação aos resultados desta missão e pretende continuar a “fomentar o investimento de empresas portuguesas na Argélia” e o seu potencial crescimento.

Entre 2008 e 2012, de acordo com dados do INE, as exportações de bens portugueses para a Argélia aumentaram 26,1% para 427,7 milhões de euros, e as importações cresceram 32% para 799 milhões de euros.

O saldo da balança comercial entre os dois países, neste período, era deficitário para Portugal em 371,2 milhões de euros.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de bens portugueses para Argel subiram 133% para 174,7 milhões de euros e as compras recuaram 37,7% para 124,4 milhões de euros, com um saldo positivo para Portugal em 50,3 milhões de euros.

No final de março, a Argélia era o 11.º cliente de Portugal e o 18.º fornecedor.

Em 2011, havia 264 empresas portuguesas a exportar para a Argélia e 37 importadoras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme