Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Bombeiros voluntários de São Martinho do Porto comemoraram 106 anos

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As comemorações dos 106 anos da associação humanitária dos bombeiros voluntários de São Martinho do Porto ficaram marcadas pelas promoções e atribuição de medalhas aos operacionais, mas também por uma homenagem ao comandante e adjunto dos bombeiros da Nazaré, João Estrelinha e Joaquim José Silva, respetivamente, pela colaboração que tem tido para com os seus vizinhos.

“Obrigado senhor comandante e adjunto de comando dos bombeiros da Nazaré, que integraram o júri do concurso de promoções, pois permitiram que este concurso decorresse de forma exemplar”, declarou o segundo comandante dos bombeiros de São Martinho do Porto, João Caçoila, agradecendo ainda aos bombeiros de Peniche pela formação aí ministrada.

Para o segundo comandante, “é com orgulho termos a promoção de 21 bombeiros, numa ambição há muito desejada”, disse, queixando-se de ter alguns elementos que por uma imposição legislativa ainda não puderam ter as divisas de bombeiros de terceira.

“Senhores governantes mudem a lei, porque os bombeiros são precisos nesta casa”, manifestou.

Este foi também o tema principal dos discursos do aniversário, uma vez que nem todos os recrutas puderam subir a bombeiros prontos, por uma imposição legislativa.

“Não faz sentido que as pessoas que ingressam nos corpos de bombeiros, que fazem falta nos nossos corpos de bombeiros e após um período de formação, intenso, duro onde aprendem tudo o que é importante para serem bombeiros, ainda se veem privados de integrarem o corpo ativo e têm de fazer um estágio de seis meses. É urgente alterar este estado de coisas”, declarou Mário Cerol, presidente da federação de bombeiros de Leiria.

“Eu defendi, noutras funções, que os bombeiros depois da formação inicial pudessem desempenhar funções e alguém da Liga não entendia assim na altura. Ainda bem que há uma mudança de mentalidade”, afirmou o comandante das operações de socorro de Leiria, Sérgio Gomes.

O operacional felicitou os medalhados pela “perseverança em serem bombeiros”. “Vão fazendo com que o corpo de São Martinho continue vivo. Aos promovidos, espera-vos mais responsabilidades. Têm maior peso no peito”, afirmou.

Sérgio Gomes teve palavras mais duras para o comandante dos bombeiros de São Martinho do Porto, uma vez que este também desempenha funções de autarca.

“Eu tenho dificuldade em perceber onde acaba o comandante e começa o presidente da junta de São Martinho do Porto. Eu preciso falar com ele enquanto comandante dos bombeiros e não como presidente de junta. Estou numa posição ingrata e que gostaria que não se prolongasse no tempo até porque não é benéfica para mim como para o distrito como para São Martinho do Porto”, comentou Sérgio Gomes.

Joaquim Clérigo não teve oportunidade de responder publicamente a estas palavras, uma vez que falou antes, tendo entregue um cheque aos bombeiros e agradecido aos operacionais o trabalho em prol da freguesia.

“Não estou de costas voltadas para os bombeiros. Tenho aqui um cheque do senhor José dos Santos que é dono de um terreno onde são feitas prevenções a queimadas. Ele atribuiu um cheque de mil euros para os bombeiros comprarem o que for preciso e faça falta”, declarou.

Depois de discursarem o presidente da direção e o representante da liga dos bombeiros, foi a vez de Paulo Inácio, presidente da câmara de Alcobaça, que se mostrou preocupado com o fardamento do pessoal.

“Além das viaturas, o nosso pessoal tem de estar bem fardado e em condições para enfrentar os perigos. Já fizemos um esforço nos últimos anos e vamos fazer uma candidatura para o futuro”, anunciou.

No campo das promoções, subiram ao posto de bombeiro de segunda classe João Catraio, Márcio Rodrigues, Cláudio Rodrigues, Luís Santos, Isabel Nunes, Júlio Romão, Hélder Moreira, Emanuel Souto, Denise Martins e Hugo Santos.

Subiram ao posto de bombeiro de primeira classe os bombeiros Nuno Frutuoso, Marta Caçoila, Maria Armanda Bernardo, Bruno Fernandes e Marco Neto.

Ao posto de subchefe foram promovidos José Manuel Simão, Catarina Caçoila, José Maria Caçoila e Ricardo Silva.

Foram promovidos a chefe os bombeiros Rodrigo Rodrigues e João Bonifácio.

Subiram ao posto de bombeiros de terceira classe Patrícia Pereira, Artur Santos, Joana Silva, Cátia Pires, Ricardo Vicente, Artur Pedro, Francisco Paulino, Marco Ganhão, Vera Santos, Luís Santos, António Carreira, Júlio Romão, Rui Tavares, Joaquim Nobre, Emanuel Souto, Hugo Santos, Hélder Moreira, Denise Martins, Cláudio Rodrigues, Márcio Rodrigues, Aníbal Rodrigues e Fábio Couto.

Receberam a medalha de prata pelos serviços prestados nos bombeiros de São Martinho Rosina Bernardo, Rui Pradiante, Cláudio Rodrigues, Márcio rodrigues, Aníbal Rodrigues, Alexandre Carreira, João Catraio, Carlos Gomes, Rui Santos, Marco Santos, Maria Armanda Bernardo, Marta Caçoila, Bruno Fernandes, Fábio Couto, Nuno Frutuoso, Marco Neto e Ricardo Silva.

Receberam a medalha de ouro os bombeiros Rosinda Bernardo, Isabel Nunes, João Correia, Virgílio Sousa, Luís Batista, José Carvalho, Afonso Vicente, Catarina Caçoila, José Manuel Simão, Ricardo Silva, João Bonifácio e Rodrigo Rodrigues.

A medalha de ouro pelos 20 anos foi entregue a Isabel Nunes, João Correia, Rodrigo Rodrigues e Veríssimo Silva.

A medalha pelos 25 anos distinguiu o segundo comandante João Caçoila, que também recebeu uma distinção pelos serviços distintos.

Serão promovidos a bombeiro Débora Rei, Mauro Ribeiro, Ricardo Vicente, Rui Pedro Silva, Vito Marques, Cátia Pires, Artur Santos, Joana Silva, Filipa Rebelo, Bruno Casimiro e Artur Pedro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter