Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
EU PESCADOR ME CONFESSO

“PATCHWORK”

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Da primeira vez que foram pedidos sacrifícios, os portugueses surpreenderam-se. Tinham-lhes prometido benesses e, em troca, estavam a dar-lhes penalizações. No entanto, aceitaram a justificação de que esses sacrifícios eram para tapar buracos orçamentais. Resignaram-se, visto tratar-se de uma boa causa. E ficaram convencidos de que, tapados os buracos com os seus sacrifícios, tudo passaria a funcionar conforme o prometido. O Governo analisou, quantificou, fez as contas e avançou…

Da segunda vez que foram pedidos sacrifícios, mais sacrifícios, os portugueses desconfiaram. Tinha havido erro nos cálculos e as previsões tinham falhado, disse o Governo. Estranhamente, acrescentaram com ingenuidade, os buracos aumentaram em lugar de serem tapados. Prometeram, desta vez, resolver o problema e tornar o futuro próspero. Os portugueses, a muito custo, acreditaram…

Das vezes seguintes em que foram pedidos ainda mais sacrifícios, os portugueses revoltaram-se. Porque perceberam que o aumento dos buracos orçamentais se destinava a engolir, apenas e só, os seus sacrifícios. E perceberam, também, que a única coisa que os seus sacrifícios tapavam era a incompetência do Governo. Não há paciência que aguente…

O Governo é, de facto, um buraco insaciável. Sem qualquer réstia de sensibilidade, porque suga sem contemplações o sangue dos mais fracos, dos mais expostos e dos mais indefesos. Com justificações tolas, mentirosas e injustas. Que não resolve nenhum problema mas que os agrava todos. Que esbanja o nosso dinheiro com assessores, consultores e parcerias, e cedências aos grandes interesses nacionais e internacionais.

O Governo que temos é uma manta de retalhos, cujas políticas de austeridade aumentaram significativamente a dívida pública. Nestes dois anos de exercício, destruiu a economia e a sustentabilidade do Estado social. Quer fomentando a emigração (principalmente dos jovens qualificados) quer dificultando a fixação de imigrantes. Durante este período de governação a crise agravou-se e o Governo falhou na resposta aos problemas sociais por ela gerados. Os seus erros grosseiros provocaram milhares de vítimas. Pessoas que perderam o trabalho, as poupanças, os negócios, a habitação bem como o direito à saúde, à educação e à alimentação, sendo condenadas à caridade, à emigração, à fome e à miséria.

No entanto, houve quem lucrasse com o nosso incomportável endividamento, com o encerramento de milhares de empresas, com a flexibilização das leis laborais, com a degradação das condições de vida dos portugueses, com as ameaças de extorsão e a consequente fuga de capitais. A Alemanha e os países do norte da Europa, deixaram de ter as nossas empresas no mercado concorrencial, viram a mão-de-obra barata tornar-lhes os investimentos mais apetecíveis e passaram a financiar-se a juros nulos ou até negativos. Por isso é que as suas economias são sólidas, ao contrário da nossa que se vai tornando irrecuperável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1