Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
16° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C
EU PESCADOR ME CONFESSO

“PATCHWORK”

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Da primeira vez que foram pedidos sacrifícios, os portugueses surpreenderam-se. Tinham-lhes prometido benesses e, em troca, estavam a dar-lhes penalizações. No entanto, aceitaram a justificação de que esses sacrifícios eram para tapar buracos orçamentais. Resignaram-se, visto tratar-se de uma boa causa. E ficaram convencidos de que, tapados os buracos com os seus sacrifícios, tudo passaria a funcionar conforme o prometido. O Governo analisou, quantificou, fez as contas e avançou…

Da segunda vez que foram pedidos sacrifícios, mais sacrifícios, os portugueses desconfiaram. Tinha havido erro nos cálculos e as previsões tinham falhado, disse o Governo. Estranhamente, acrescentaram com ingenuidade, os buracos aumentaram em lugar de serem tapados. Prometeram, desta vez, resolver o problema e tornar o futuro próspero. Os portugueses, a muito custo, acreditaram…

Das vezes seguintes em que foram pedidos ainda mais sacrifícios, os portugueses revoltaram-se. Porque perceberam que o aumento dos buracos orçamentais se destinava a engolir, apenas e só, os seus sacrifícios. E perceberam, também, que a única coisa que os seus sacrifícios tapavam era a incompetência do Governo. Não há paciência que aguente…

O Governo é, de facto, um buraco insaciável. Sem qualquer réstia de sensibilidade, porque suga sem contemplações o sangue dos mais fracos, dos mais expostos e dos mais indefesos. Com justificações tolas, mentirosas e injustas. Que não resolve nenhum problema mas que os agrava todos. Que esbanja o nosso dinheiro com assessores, consultores e parcerias, e cedências aos grandes interesses nacionais e internacionais.

O Governo que temos é uma manta de retalhos, cujas políticas de austeridade aumentaram significativamente a dívida pública. Nestes dois anos de exercício, destruiu a economia e a sustentabilidade do Estado social. Quer fomentando a emigração (principalmente dos jovens qualificados) quer dificultando a fixação de imigrantes. Durante este período de governação a crise agravou-se e o Governo falhou na resposta aos problemas sociais por ela gerados. Os seus erros grosseiros provocaram milhares de vítimas. Pessoas que perderam o trabalho, as poupanças, os negócios, a habitação bem como o direito à saúde, à educação e à alimentação, sendo condenadas à caridade, à emigração, à fome e à miséria.

No entanto, houve quem lucrasse com o nosso incomportável endividamento, com o encerramento de milhares de empresas, com a flexibilização das leis laborais, com a degradação das condições de vida dos portugueses, com as ameaças de extorsão e a consequente fuga de capitais. A Alemanha e os países do norte da Europa, deixaram de ter as nossas empresas no mercado concorrencial, viram a mão-de-obra barata tornar-lhes os investimentos mais apetecíveis e passaram a financiar-se a juros nulos ou até negativos. Por isso é que as suas economias são sólidas, ao contrário da nossa que se vai tornando irrecuperável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1