Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C

Ministra da Cultura do Brasil inaugurou exposição em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias iniciativas culturais do evento “Ano do Brasil em Portugal”, que se assinala a nível nacional, decorreram em Alcobaça, e trouxeram a Ministra da Cultura brasileira, Marta Suplicy, até à cidade cisterciense, no sábado, 8 de junho.

A Ministra visitou o Mosteiro e inaugurou a exposição “OBRANOME II”, que está patente na Galeria de Arte Contemporânea do monumento, até dia 30 de junho.

A mostra incorpora diversas tendências da poesia visual, como o caligrama, o ideograma, a poesia-objeto, a poesia concreta e ainda a poesia eletromecânica poema-processo de uma extensa lista de autores como Arnaldo Antunes, Waltercio Caldos, Augusto de Campos ou Helio Oiticica, com curadoria de Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República em Brasília.

“Tentar integrar ideias, palavras e imagens no mesmo panorama de forma estética para potencializar a língua portuguesa é o grande objectivo deste projeto, que o público poderá continuar a apreciar, até ao final deste mês”, informou Wagner Barja.

“A exposição de arte contemporânea vem dialogar com o tempo, num local, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que foi, há séculos, o primeiro espaço que se dedicou aos estudos da lógica, línguas latinas e portuguesa”, explicou Wagner Barja, a propósito da escolha do local onde se instalou esta mostra que “evidencia que apesar do salto tecnológico, a escrita integra a essência” de todos os trabalhos.

A antologia da poesia visual patente na “OBRANOME aproxima a arte antiga e a contemporânea, estabelecendo a ponte cultural entre Portugal e o Brasil, numa experiência inédita de intercâmbio entre os dois países”, disse a Ministra, Marta Suplicy, que vincou “a

importância da mostra de arte moderna de vanguarda numa cidade histórica e de tradições milenares”, contribuindo para a comunicação entre as duas nações, no âmbito do evento em curso.

Antes da abertura oficial da exposição, Marta Suplicy efetuou uma visita guiada ao monumento da humanidade, por Jorge Pereira de Sampaio e Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça. Foi na Sala do Capítulo que a ministra foi surpreendida pela voz do tenor Luís Peças, “um high-Light da visita”, como o classificou, que tornou a deslocação

“mais especial” ao fazê-la entrar “no espirito do Mosteiro cisterciense”.

A celebração do evento “Ano do Brasil em Portugal” em Alcobaça teve início, na quinta-feira, 6 de junho, com uma conferência sobre “A Cartografia do Brasil – de Cabral ao Príncipe Regente”, proferida por Rui Rasquinho, que decorreu na Sala das Conclusões, do Mosteiro.

A propósito desta sala, e dos pedidos da direção do Mosteiro para o restauro da cobertura, Jorge Sampaio informou que o espaço “irá continuar a aguardar por uma oportunidade de financiamento para o seu restauro”.

“Mais uma vez, ainda não é desta. Mas há que não esmorecer. Um destes dias, será a sua vez”, disse.

Prosseguiu na sexta-feira, 7 de junho, com a atuação de Fernanda Canaud, um concerto ao piano integrado no ciclo “Música nos Museus”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gravíssimo! 2023 com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro.  Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma...

b0988343 8d26 4e5b b7e6 411f4467a3b5

Obras de Arte dão as boas-vindas à entrada no concelho da Nazaré

Município consulta nazarenos sobre a melhor localização para a estátua dedicada à mulher O Município da Nazaré decidiu consultar residentes e todos os interessados sobre a melhor localização para a instalação de uma das obras de arte que vão passar a estar...

estatua

Biblioteca da Nazaré celebra 84 anos

A Biblioteca da Nazaré, uma Coletividade instalada na sede do concelho, comemorou o seu octogésimo quarto aniversário no passado dia 2 de abril. Esta Coletividade, responsável pela Feira do Livro que se realiza todos os anos, pelo verão, “tem sido um local de...

biblioteca