Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

Ministra da Cultura do Brasil inaugurou exposição em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias iniciativas culturais do evento “Ano do Brasil em Portugal”, que se assinala a nível nacional, decorreram em Alcobaça, e trouxeram a Ministra da Cultura brasileira, Marta Suplicy, até à cidade cisterciense, no sábado, 8 de junho.

A Ministra visitou o Mosteiro e inaugurou a exposição “OBRANOME II”, que está patente na Galeria de Arte Contemporânea do monumento, até dia 30 de junho.

A mostra incorpora diversas tendências da poesia visual, como o caligrama, o ideograma, a poesia-objeto, a poesia concreta e ainda a poesia eletromecânica poema-processo de uma extensa lista de autores como Arnaldo Antunes, Waltercio Caldos, Augusto de Campos ou Helio Oiticica, com curadoria de Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República em Brasília.

“Tentar integrar ideias, palavras e imagens no mesmo panorama de forma estética para potencializar a língua portuguesa é o grande objectivo deste projeto, que o público poderá continuar a apreciar, até ao final deste mês”, informou Wagner Barja.

“A exposição de arte contemporânea vem dialogar com o tempo, num local, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que foi, há séculos, o primeiro espaço que se dedicou aos estudos da lógica, línguas latinas e portuguesa”, explicou Wagner Barja, a propósito da escolha do local onde se instalou esta mostra que “evidencia que apesar do salto tecnológico, a escrita integra a essência” de todos os trabalhos.

A antologia da poesia visual patente na “OBRANOME aproxima a arte antiga e a contemporânea, estabelecendo a ponte cultural entre Portugal e o Brasil, numa experiência inédita de intercâmbio entre os dois países”, disse a Ministra, Marta Suplicy, que vincou “a

importância da mostra de arte moderna de vanguarda numa cidade histórica e de tradições milenares”, contribuindo para a comunicação entre as duas nações, no âmbito do evento em curso.

Antes da abertura oficial da exposição, Marta Suplicy efetuou uma visita guiada ao monumento da humanidade, por Jorge Pereira de Sampaio e Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça. Foi na Sala do Capítulo que a ministra foi surpreendida pela voz do tenor Luís Peças, “um high-Light da visita”, como o classificou, que tornou a deslocação

“mais especial” ao fazê-la entrar “no espirito do Mosteiro cisterciense”.

A celebração do evento “Ano do Brasil em Portugal” em Alcobaça teve início, na quinta-feira, 6 de junho, com uma conferência sobre “A Cartografia do Brasil – de Cabral ao Príncipe Regente”, proferida por Rui Rasquinho, que decorreu na Sala das Conclusões, do Mosteiro.

A propósito desta sala, e dos pedidos da direção do Mosteiro para o restauro da cobertura, Jorge Sampaio informou que o espaço “irá continuar a aguardar por uma oportunidade de financiamento para o seu restauro”.

“Mais uma vez, ainda não é desta. Mas há que não esmorecer. Um destes dias, será a sua vez”, disse.

Prosseguiu na sexta-feira, 7 de junho, com a atuação de Fernanda Canaud, um concerto ao piano integrado no ciclo “Música nos Museus”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente