Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Galp Energia à frente da concessão Aljubarrota 3

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Galp Energia vai ser operadora da concessão para a exploração da concessão Aljubarrota-3, depois de ter exercido a opção prevista no acordo de “farm-in” que lhe permite liderar o consórcio, revela a Bloomberg citando um e-mail da empresa.

Em 2012, a empresa norte-americana Porto Energy encontrou uma coluna de gás natural à profundidade de 200 metros. Contudo, a empresa não encontrou indícios de que a exploração fosse viável do ponto de vista comercial. O acordo fica sujeito à aprovação pela Direção Geral de Energia e Geologia, que tem de aprovar a passagem da Galp a operadora do consórcio.

O presidente da Porto Energy, Joseph Ash, afirmou à Canada Newswire que o “exercício da opção da Galp para operar Aljubarrota-3 demonstra claramente o seu interesse e confiança no potencial deste ativo. Apesar de retermos uma participação igual na concessão e esperarmos participar totalmente na determinação da direcção estratégica de futuras actividades de exploração, a transição para um papel de não-operador vai permitir-nos melhorar a flexibilidade financeira e operacional.”

Para Paulo Inácio “trata-se de uma alteração importante. Estamos a falar de uma companhia portuguesa, reconhecida mundialmente”.

Por outro lado, o facto da Galp Energia assumir a exploração da concessão Aljubarrota 3 “é sinal que acredita na sua viabilidade”, disse o autarca, acrescentando que “a Galp informou que há vestígios de gás no concelho. Em 2012 só não encontrou o reservatório”.

O autarca informou que a Câmara Municipal “irá manter o relacionamento institucional com a GALP para perceber o que vai acontecer nos próximos meses” relativamente a este caso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno