Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Galp Energia à frente da concessão Aljubarrota 3

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Galp Energia vai ser operadora da concessão para a exploração da concessão Aljubarrota-3, depois de ter exercido a opção prevista no acordo de “farm-in” que lhe permite liderar o consórcio, revela a Bloomberg citando um e-mail da empresa.

Em 2012, a empresa norte-americana Porto Energy encontrou uma coluna de gás natural à profundidade de 200 metros. Contudo, a empresa não encontrou indícios de que a exploração fosse viável do ponto de vista comercial. O acordo fica sujeito à aprovação pela Direção Geral de Energia e Geologia, que tem de aprovar a passagem da Galp a operadora do consórcio.

O presidente da Porto Energy, Joseph Ash, afirmou à Canada Newswire que o “exercício da opção da Galp para operar Aljubarrota-3 demonstra claramente o seu interesse e confiança no potencial deste ativo. Apesar de retermos uma participação igual na concessão e esperarmos participar totalmente na determinação da direcção estratégica de futuras actividades de exploração, a transição para um papel de não-operador vai permitir-nos melhorar a flexibilidade financeira e operacional.”

Para Paulo Inácio “trata-se de uma alteração importante. Estamos a falar de uma companhia portuguesa, reconhecida mundialmente”.

Por outro lado, o facto da Galp Energia assumir a exploração da concessão Aljubarrota 3 “é sinal que acredita na sua viabilidade”, disse o autarca, acrescentando que “a Galp informou que há vestígios de gás no concelho. Em 2012 só não encontrou o reservatório”.

O autarca informou que a Câmara Municipal “irá manter o relacionamento institucional com a GALP para perceber o que vai acontecer nos próximos meses” relativamente a este caso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

A maçã de Alcobaça é a que consome menos água a nível europeu

A produção da Maçã de Alcobaça faz uso eficiente da rega. Em média, 60 litros de água dão para cultivar um quilo de maçãs de Alcobaça. Em Espanha, para produzir um quilo do mesmo fruto são precisos 250 litros de água. “Somos a região da Europa, claramente, que usa...

maca

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real