Integração do Hospital de Alcobaça no Centro Hospitalar Leiria-Pombal aprovada

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Hospital de Alcobaça passou para o Centro Hospitalar de Leiria-Pombal. Só as freguesias da Benedita, Alfeizerão e S. Martinho do Porto freguesias continuarão a ser enviadas para as Caldas da Rainha.

Satisfeito com a decisão, Paulo Inácio, disse que esta “vai ao encontro do que pediram os autarcas”.

“O Hospital de Leiria é um dos cinco melhores do país, e os habitantes das freguesias do sul do concelho, apesar de encaminhados para as Caldas da Rainha, por questões de proximidade, também poderão recorrer aos serviços do Centro Hospitalar Leiria-Pombal”.

Para o autarca, o importante é que a integração “seja passada à prática o mais rapidamente possível”.

Para já, as Unidades de Saúde Familiar continuarão a responder em termos organizativos ao Centro Hospitalar do oeste-norte, devendo o seu futuro organizativo ser anunciado em breve.

O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, referiu que “o governo pretende garantir a proximidade e acessibilidade das povoações aos serviços de saúde com base nos critérios de localização geográfica”.

Para o autarca, a decisão do Conselho de Ministro, tomada a 23 de maio, “é um salto qualitativo nos cuidados de saúde” à população do concelho.

Sobre as freguesias de Alfeizerão, Benedita e S. Martinho do Porto, que continuarão a ser atendidas por Caldas da Rainha, Paulo Inácio diz que “a decisão governamental, que segue o solicitado pela Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça, teve em conta fatores de proximidade, emocionais e psicológicos”.

O hospital Bernardino Lopes de Oliveira, Alcobaça, que até aqui integrava o Centro Hospitalar do Oeste, passa, com esta decisão do conselho de ministros, a ter os seus doentes referenciados ao Centro Hospitalar de Leiria-Pombal. Uma decisão que inclui a população do concelho da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222